Gerador de empregos


A pedido de Gomes de Matos, Agricultura debate financiamento à criação de camarões

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza audiência pública nesta terça-feira (14), às 14h30, sobre o financiamento à carnicicultura – técnica de criação de camarões em viveiros – e os problemas decorrentes da importação de camarão selvagem da Argentina. O debate será realizado no Plenário 6.

O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), que propôs a audiência, afirma que o Brasil vem priorizando as importações do produto em vez de sua produção. A livre importação, segundo ele, prejudica a economia das regiões Norte, Nordeste e Sul, “onde a pesca extrativa de camarão, lagosta e caranguejos, bem como a carcinicultura, constituem-se em importantes ferramentas de inclusão social e de geração de empregos, renda e oportunidades de negócios para pescadores, trabalhadores rurais, armadores de pesca e carcinicultores.”

Gomes de Matos aponta que a carcinicultura faturou R$ 1 bilhão e gerou 70 mil empregos em 2011. “A atividade representa o fortalecimento da micro e pequena unidade de produção aquícola, que emprega prioritariamente mão de obra rural ou egressa da pesca artesanal, promovendo, portanto, a verdadeira inclusão social no meio rural brasileiro”, disse.

(Agência Câmara/ Foto: Alexssandro Loyoal)

Compartilhe:
13 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *