Mais uma denúncia


PSDB pedirá convocação de Crivella para esclarecer denúncias de uso do ministério em benefício próprio

O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), classificou como “gravíssimas” as denúncias contra o ministro da Pesca, Marcelo Crivella, publicadas pela revista Istoé. Sampaio anunciou que apresentará nesta semana requerimentos de convocação para que o ministro compareça à Câmara e preste esclarecimentos sobre a possível utilização do cargo em benefício próprio. Pedirá ainda informações à Agência Nacional de Águas (ANA) sobre a existência de autorização para captação de água para o projeto através de adutora, como informa a mesma reportagem.

“São denúncias gravíssimas, que não podem passar sem esclarecimentos. Assim, queremos oferecer a oportunidade para que ele traga essas explicações ao Parlamento. Além do possível desvio cometido pelo ministro, a denúncia evidencia o loteamento dos ministérios para beneficiar aliados, sem o acompanhamento devido”, disse Carlos Sampaio, lembrando os 39 ministérios hoje existentes, quantidade que considera absurda, desnecessária e meramente “eleitoreira”.

Os requerimentos serão apresentados nas Comissões de Fiscalização e Controle e de Meio Ambiente da Câmara. Sampaio afirmou que estuda ainda a possibilidade de ingressar com um pedido de apuração por indício de improbidade administrativa na Procuradoria Geral da República.

De acordo com a reportagem, Crivella teria se utilizado de seu cargo e da estrutura do ministério para desenvolver projeto de criação de peixes da ONG Fazenda Nova Canaã, ligada a ele próprio.

PEC que limita poderes do STF – Sampaio aproveitou ainda para afirmar que, apesar da negativa de liminar pelo ministro Toffoli, seu mandado de segurança impetrado no STF para que a tramitação da PEC 33 fosse suspensa cumpriu um importante papel.

“Foi um freio de arrumação providencial, que permitiu que a sociedade e o próprio Parlamento refletissem sobre o risco da aprovação da PEC. Certamente a proposta não vai prosperar, pela repercussão negativa e porque ficaremos atentos a qualquer medida que ameace a harmonia e o equilíbrio entre os Poderes”, defendeu o Líder tucano. Sampaio aguarda ainda o posterior julgamento do mérito da questão pelo STF, “importante contrapeso na manutenção da ordem constitucional”.

(Da assessoria de imprensa da Liderança do PSDB/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
11 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *