Só na promessa


Gomes de Matos critica falta de ação do governo Dilma e sugere mudanças de rumo

Em discurso na última quinta-feira (9), o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) parabenizou o jornal “Folha de S.Paulo” pelo editorial “O preço do atraso”, que aponta os principais problemas brasileiros como a falta de infraestrutura em rodovias, portos e aeroportos.

Matos destaca que o PT está há 10 anos no poder, mas seus projetos não passam de promessas “Há 10 anos, o ex-presidente Lula foi ao Nordeste e disse que a transposição de águas do Rio São Francisco seria uma realidade. Está lá a obra abandonada. Uma obra que era de 3 bilhões, 4 bilhões, agora, está prevista para 8 bilhões de reais”, lembrou.

Play

Conforme a publicação, tornou-se consensual a noção de que a precariedade da infraestrutura brasileira é um dos maiores empecilhos ao crescimento. Raras vezes, contudo, o debate sobre o estado calamitoso de estradas, ferrovias e portos ultrapassa o âmbito das generalizações da macroeconomia e desce ao nível concreto dos prejuízos cotidianos que ocasiona para as empresas e o país.

Sobre a estrutura dos aeroportos, a Folha aponta que são gastos 3.714 minutos para liberação de uma carga. A média mundial é 324 minutos, ou seja, no Brasil este percentual é mil vezes maior. Matos cita que no aeroporto de Brasília a bagagem demora de 20 a 30 minutos para ser entregue.

Nos portos do país a situação não é diferente, o que aumenta o custo de exportação em três vezes. “A presidente Dilma perdeu tempo precioso com seu debate ideológico. As alternativas demonstram a sua capacidade de planejar e, acima de tudo, de financiar as ações”, ressaltou Matos. Recentemente a China cancelou a compra de milhões de toneladas de soja por causa da infraestrutura.

Ao terminar seu discurso Matos falou que é preciso mudar de rumo e mudar de ideia para que o país cresça com mais justiça social, ética e transparência no governo, seja federal, estadual e municipal.

(Reportagem: Edjalma Borges/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
10 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *