Prevenção de doenças


Walter Feldman pede audiência pública para discutir o papel da vitamina D na saúde

O deputado Walter Feldman (SP) solicita a realização de audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família para debater o papel da vitamina D na saúde pública do Brasil. O tucano quer convidar o Dr. Michael F. Holick, maior especialista mundial em vitamina D e autor do livro “Vitamina D – Como um tratamento tão simples pode reverter doenças tão importantes” e o Dr. Cícero Galli Coimbra, professor do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo e maior autoridade brasileira sobre o tema.

Conforme destacou o tucano, grande parte da população mundial sofre com baixos índices da vitamina D, decorrente da pouca exposição ao sol. Segundo ele, essa vitamina atua na prevenção, tratamento e até na cura de diversas patologias, desde doenças ósseas a distúrbios mentais e doenças autoimunes. “A hipovitaminose é um problema de saúde pública. O brasileiro deixou de tomar sol com medo especialmente do câncer de pele e isso está levando não só o Brasil, mas o mundo, a uma epidemia global de baixos índices de vitaminada D muito grave. Isso compromete os sistemas ósseo, muscular e imunológico, o que ocasiona uma quantidade maior de infecções, de doenças autoimunes e até de câncer”, explicou nesta sexta-feira (10).

Play

De acordo com Feldman, a exposição ao sol é a única fonte capaz de prover a quantidade suficiente da vitamina para suprir as necessidades fisiológicas, visto que as fontes alimentares são irrisórias. O parlamentar afirmou que o uso indiscriminado de protetores solares impede a absorção da vitamina. Diante disso, o deputado destaca a relevância do debate com os pesquisadores. “A importância de trazê-los é que eles têm sido as pessoas destacadas no tratamento do uso da vitamina D”, resumiu.

Feldman é autor de projeto de lei que visa garantir um período diário mínimo de exposição ao sol para assegurar à população a manutenção de taxas adequadas de vitamina D. Segundo o texto, os brasileiros deverão usufruir do sol no mínimo 15 minutos por dia, três vezes por semana. A proposta determina também que o leite seja enriquecido com a vitamina. “Nós apresentamos esse projeto para as pessoas tomarem sol, sem nenhum risco, de maneira orientada, e a colocação da vitamina D em algum alimento, particularmente o leite, o que já vem sendo feito na Europa e nos Estados Unidos”, afirmou.

O deputado destacou pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), segundo a qual o percentual da população paulistana afetada com deficiência da vitamina D atinge 77% no inverno e 40% no verão. Feldman ressaltou que o problema é causa determinante de aumento nos gastos públicos e privados também no Brasil, além de ser extremamente prevalente nas populações urbanas, mesmo em países tropicais.

→ De acordo com o Dr. Michael F. Holick, a vitamina D é importante para a prevenção e o tratamento da osteoporose, de doenças cardíacas e autoimunes, do câncer, da depressão, da insônia, da artrite, do diabetes, de sores crônicas, da psoríase, da fibromialgia e do autismo.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
10 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *