Mundo paralelo


Para deputados, programa petista na TV distorce história e exalta ações sem respaldo na realidade

Uma peça de ficção moldada pelo marketing. É como deputados do PSDB avaliam o programa partidário do PT veiculado em rede nacional de TV na quinta-feira (9). O propósito do Partido dos Trabalhadores era comemorar 10 anos de governo e exaltar supostos feitos de Lula e Dilma à frente do Planalto. Só que mais uma vez os petistas tentaram passar a ideia de que o Brasil começou em 2003, ignorando um legado deixado nas mais diversas áreas quando assumiram o poder. Além disso, os parlamentares afirmam que pouco do exaltado na peça têm respaldo na realidade. Análise do Instituto Teotonio Vilela também aponta exageros e distorções no vídeo publicitário. 

A combinação de baixo crescimento e inflação elevada – marca da atual gestão – é um exemplo de como a propaganda é enganosa. O deputado Alexandre Toledo (AL) lembrou do PIBinho de 2012, quando a economia avançou apenas 0,9%. Tucanos também chamam atenção para a fala do ministro da Fazenda, Guido Mantega, o que teve mais tempo no programa. Ele afirmou que o governo tem combatido a inflação de forma implacável.  “Tudo falácia”, resumiu Valdivino de Oliveira (GO), para quem os petistas "jogam para a plateia". O parlamentar recorda que a inflação acumulada chegou a estourar o teto da meta em abril, indo a 6,59% em doze meses. 

Play

“Estão jogando para a plateia. As ações no campo econômico são todas contrárias ao melhor receituário macroeconômico. O governo está gastando mal e exageradamente,induzindo ainda mais o processo inflacionário”, afirma o tucano. Segundo ele, há um desestímulo à produção interna e estímulo à importação, o que gera desequilíbrio no mercado e a demanda pressiona ainda mais os preços.

“Quando dizem que estão sendo implacáveis estão reconhecendo que são incompetentes, pois, mesmo sendo 'implacáveis', não têm conseguido obter resultado no controle à inflação”, avalia Toledo. O parlamentar por Alagoas afirma que a alta de preços afeta duramente o cotidiano das pessoas, principalmente das pessoas de menor poder aquisitivo.

No programa, os petistas passaram ainda  ideia de que o partido “ajudou o brasileiro a consumir mais e melhor”. No vídeo chegam a afirmar que os shopping centers viraram direito de todos. Valdivino afirma que é exatamente isso que o governo tem feito: estimulado o consumo exacerbado, endividando as famílias e comprometendo o futuro do país. A edição do "Jornal Nacional" que foi ao ar logo depois do programa partidária exibiu reportagem alertando que a inadimplência em dívida renegociada é a maior desde dezembro de 2011.

Alexandre Toledo destaca que o governo petista herdou uma herança bendita do governo do PSDB, como o Bolsa Família e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O tucano afirma ainda que, diferentemente dos grandes feitos mostrados no programa partidário, o país sofre devido à infraestrutura precária. “Como falam tanto de investimento? É tanta falácia que basta ver o que acontece hoje no país: risco de racionamento de energia, dificuldades nos aeroportos, os portos são um desastre para escoar a produção e as rodovias encontram-se completamente danificadas, o que só aumenta o custo Brasil”, ressalta o deputado pelo PSDB-AL.

(Reportagem: Djan Moreno/ Charge: Fernando Cabral – PSDB/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
10 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *