Dia Nacional do Reggae


Em sessão solene, Pinto Itamaraty ressalta a força do reggae no país

Durante sessão solene em comemoração ao Dia Nacional do Reggae (11 de maio), o deputado Pinto Itamaraty (MA) destacou a importância de o Congresso abrir espaço para este movimento musical reconhecido mundialmente. Na homenagem, o tucano destacou o maior líder musical do reggae, Bob Marley.

Segundo o tucano, o músico conseguiu expressar os anseios das minorias em suas composições. “Bob Marley foi o principal responsável por difundir esta música no planeta. Ele tinha nas suas letras contundentes a forma de mostrar a revolta contra aqueles que tentavam pisar, ou tentaram botar para trás as minorias. Bob Marley conseguia, através das suas letras, falar em nome do povo jamaicano. Falar em nome do povo do planeta a sua revolta contra a corrupção, contra as maldades, contra aquilo que era falta de oportunidade para os menos favorecidos”, afirmou.

Play

Itamaraty diz que esse estilo musical ganhou adesão de grande parte dos brasileiros desde a década de 60 e continua muito forte no país. “Nós devemos fundamentalmente a evolução, a grandeza desse estilo musical ao Bob Marley. Isso fez com que o Brasil também aderisse ao estilo musical. E não é só no Maranhão. Em Brasília o reggae é muito forte, em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e em outros estados”, informou.

O tucano lembrou que o reggae é responsável por uma grande movimentação econômica no estado maranhense. “O Maranhão talvez seja o estado com o maior movimento econômico extraído dessa força cultural, pois emprega dezenas, centenas e milhares de pessoas. É responsável por uma boa parte do movimento econômico daquele estado e de nossa capital, São Luís”, analisou.

Em 2002, quando era vereador em São Luís, Pinto Itamaraty criou o Dia Municipal do Regueiro, comemorado em 5 de setembro. Bob Marley morreu no dia 11 de maio de 1981 em Miami, Estados Unidos.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Gustavo Lima/Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
10 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *