Caso de polícia


Tucano reprova falta de investimentos do Executivo federal na segurança pública

Em discurso nessa quinta-feira (9), o tucano Pinto Itamaraty (MA) alertou para a falta de investimentos em segurança pública no país, e destacou que somente três estados e o DF atendem à exigência da ONU de um policial para cada 300 habitantes.

Conforme o deputado, o Maranhão tem o pior efetivo policial, sendo um agente para cada 877 habitantes. Para ele, os mandatários estaduais precisam dar prioridade ao setor. “Os governos estaduais precisam levantar a bandeira da segurança pública como a sua pauta principal, além da educação e da saúde pública”, sugeriu.

De acordo com o parlamentar, o Pronasci, programa desenvolvido pelo Ministério da Justiça para o enfrentamento da criminalidade, não teve êxito e foi esquecido. “Os policiais do nosso país são mal pagos. Nós nunca debatemos aqui para buscar a aprovação da PEC 300. Esqueceram!”, lembrou.

Para Itamaraty, as estruturas dos quartéis e delegacias brasileiras estão em decadência. Ele se comprometeu a convidar o secretário de segurança do Maranhão e de outros estados. “Vou propor uma audiência pública na Comissão de Segurança, a que pertenço, para que possamos debater, possamos forçar de certa forma, o governo federal a fazer aqueles investimentos que foram prometidos na época da campanha”, ressaltou.

Pela proximidade do dia das mães, Itamaraty disse estar solidários com as mulheres que perderam seus filhos para o mundo do crime, desejando que elas encontrem um caminho de felicidade.

“Também quero dizer a todos os deputados que busquem debater fundamentalmente a segurança. E vamos trazer para a pauta do dia também a maioridade penal, que não pode ser aos 16 anos, tem que ser aos 14 anos”, concluiu.

(Reportagem: Edjalma Borges/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
10 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *