Tecnologia


Ciência e Tecnologia fará audiência sobre investimentos em inovação no setor automobilístico

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara aprovou nessa quarta-feira (8) requerimento do tucano Bruno Araújo (PE) pedindo a realização de audiência pública para discutir investimentos em inovação tecnológica no setor automobilístico, tendo em vista as isenções de tributos concedidas ao setor, para gerar novos investimentos em inovação.

De acordo com o parlamentar, o governo federal criou em 2012 o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (INOVAR-AUTO), com o propósito de criar condições de competitividade entre as empresas e incentivar a fabricação de veículos mais econômicos e seguros. Para participar do programa, as empresas deveriam se comprometer com ações como contrapartidas pela redução de tributos, do consumo médio de combustível e investimentos em pesquisa de itens de segurança, entre outras atribuições.

Ainda de acordo com as diretrizes do Inovar-auto, as empresas devem investir em mão de obra especializada ao considerar esta ação como investimento. Os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Fazenda são os responsáveis pela condução do Programa.

Para Araújo, embora seja louvável, a iniciativa ainda patina na burocracia brasileira. “Embora o programa traga grandes vantagens para as empresas do setor, os resultados apresentados ainda são pífios, sobretudo se considerarmos os benefícios já revertidos em favor do consumidor”, destacou.

Segundo Araújo, há o entendimento de que o setor é importante para o desenvolvimento nacional, sendo necessária uma maior atenção por parte do Congresso. “A função fiscalizadora que compete ao Parlamento e, no caso concreto, a esta Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, requer que acompanhemos de perto o incentivo que toda a população brasileira está dando ao setor”, ressaltou.

Pela proposta de Araújo, devem ser convidados a compor o ato público o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, e representantes do setor de transporte das empresas Volkswagen, General Motors e Hyundai, no Brasil.

(Reportagem: Edjalma Borges/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
9 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *