Seguindo as tendências do mercado


Bruno Araújo defende especialização para profissionais da área de tecnologia da informação

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara aprovou nessa quarta-feira (8) requerimento do deputado Bruno Araújo (PE) que solicita audiência pública para discutir a falta de profissionais especializados nas áreas de tecnologia da informação e redes, tanto para de nível médio como superior.

Para Araújo, os setores de alta tecnologia são extremamente dependentes do capital humano, e com as constantes soluções lançadas requer uma pronta absorção e aplicação, sendo um risco para as empresas que não acompanham as tendências tecnológicas. “Neste sentido, toda a cadeia de formação e atualização dos profissionais precisa ser pensada e desenvolvida para garantir que os serviços serão levados aos consumidores a tempo e em sintonia com as novas necessidades do mercado”, destacou.

Como exigências do setor, Araújo cita o exemplo dos profissionais formados em tecnologias de segunda geração de telefonia móvel, que já não podem exercitar suas habilidades com o agressivo crescimento da rede 3G e 4G, sendo necessária a especialização destes profissionais. “Nosso país, entretanto, continua formando profissionais de níveis médio e superior em número e qualidade bastante inferior às necessidades do momento em que vivemos e para os próximos anos. Contribui ainda mais para a defasagem o longo tempo necessário para a formação de profissionais especializados”, alertou.

Para Bruno Araújo, a realização de uma sessão pública permitirá ampla discussão com as empresas do setor, que contratam e planejam suas necessidades para acompanhar os novos tempos, os profissionais das áreas e o órgão regulador, que poderá indicar os caminhos a serem seguidos nos próximos anos. “Muitos são os desafios, mas bom planejamento e articulação são fundamentais para que consigamos acompanhar o ritmo frenético das novas tecnologias de comunicação”, destacou Araújo.

O parlamentar pede a presença dos representantes de entidades como o Sindicato dos Trabalhadores de Empresas e Órgãos Públicos e Privados de Processamento de Dados e similares, o diretor da Cisco Brasil Ltda, da International Data Corporation (IDC), e ainda o pessoal da telefonia móvel. O requerimento foi aprovado com a assinatura dos deputados Colbert Martins e Miro Teixeira.

(Reportagem: Edjalma Borges/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
9 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *