Promoção da transparência


Aprovado pedido de Thame para instalar capítulo brasileiro em grupo internacional de combate à corrupção

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara aprovou na última quarta-feira (8) requerimento do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP) que pede a realização de sessão para instalar o Capítulo Brasileiro do The Global Organization of Parliamentarians Against Corruption – GOPAC (Organização Global de Parlamentares contra a Corrupção) e do Workshop do Grupo Mundial de Trabalho Sobre a Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

O deputado destaca que o GOPAC é uma organização não governamental integrada por um grupo diverso de parlamentares e ex-parlamentares no mundo, comprometidos com a promoção da transparência, responsabilidade fiscal e com a consolidação de parcerias sólidas para promover práticas inovadoras na luta contra a corrupção. A atividade principal do Capítulo Brasileiro do GOPAC será fornecer informações, apresentar e definir metodologias por meio de workshops e outros encontros, sempre com o objetivo de se definir instrumentos de combate à corrupção.

Os deputados e senadores membros deverão desenvolver diversos trabalhos, incluindo a apresentação de projetos de legislação e para a melhoria da fiscalização dos parlamentares utilizando os mecanismos utilizados pela Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, com ênfase na comunicação e assistência contínuas. Os workshops servem para motivar e engajar os parlamentares no combate à corrupção. Há ainda a intenção de promover o intercâmbio de experiências entre parlamentos no mundo.

Mendes Thame sugere a presença de especialistas indicados pelo GOPAC, do presidente do GOPAC, senador Edgardo J. Angara, das Filipinas; do vice-presidente do GOPAC, senador Ricardo García Cervantes, do México; do presidente do GMT CNUCC, Dr. Naser J. Al-Sane, ex-parlamentar do Kuwait; e de outras autoridades do grupo.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
9 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *