Suspeita de golpe


 

Deputado quer esclarecer suposta fraude de assessor de petista na captação de verbas para Carnaval

Denúncia publicada pela revista “Veja” de uma suposta fraude na captação de recursos de estatais para escolas de Londrina levou o deputado Vanderlei Macris (SP) a pedir nesta terça-feira (07) a realização de audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. De acordo com a reportagem intitulada “O Golpe do Patrocínio”, o pivô do escândalo é o petista André Guimarães, assessor do vice-presidente da Câmara, o deputado André Vargas (PT-PR).

Segundo a matéria, Guimarães – “especialista em difamar adversários do partido na internet” – tentou enganar a Petrobras e a Caixa falsificando cartazes com anúncios das empresas no Carnaval de Londrina, base eleitoral do parlamentar. Para  intermediar o recebimento do dinheiro, ele teria recorrido a duas entidades: uma com sede em Londrina, chamada Adecesc, e a outra com sede em Brasília, batizada de Instituto Nijmeh, que receberia os recursos das estatais. O esquema de captação de recursos beneficiaria, na teoria, escolas de samba do município paranaense. 

Para esclarecer o episódio, o tucano quer as presenças de Hussaina Youssef Nijmeh, presidente do Instituto Nijmeh, além de representantes da Caixa e da Petrobras. Chamado pela revista de “cupincha do deputado André Vargas”, o petista teria tentado aplicar um golpe de R$ 180 mil nas duas estatais.  

Mas como  mostra a “Veja”, o instituto percebeu que os folders, cartazes, camisetas e bonés das estatais para a festa não estavam sendo distribuídos conforme prometido. Cobrado, o petista teria confeccionado às pressas material fraudulento na tentativa de enganar os patrocinadores e a entidade comandada por Hussaina.  “Ela contou que, depois de sua recusa em participar da fraude, o assessor petista passou a ameaçar seus parentes de morte”, diz trecho da matéria.  Ouvido por “Veja”, André Guimarães alegou que só sugeriu nomes e instituições que deveriam ser procurados como potenciais patrocinadores da festa, mas negou que tenha orquestrado a fraude.  

(Da redação/ Foto: reprodução – revista Veja)

Compartilhe:
7 maio, 2013 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Suspeita de golpe”

  1. Jorge Paulo disse:

    É bom que seja apurada com rigor essa denuncia, pois quando se trata de políticos e dinheiro público a relação é muito intensa, e isso tem que acabar é inadmissível, situações como essa de desvio do dinheiro Público, o GAECO precisa entrar em ação, senão vai dar em nada, mais uma pizza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *