Qualidade duvidosa


 

Mendes Thame: importação de produtos irregulares afeta indústria brasileira

Segundo alerta divulgado pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), com dificuldades para vender nos mercados locais, fornecedores estrangeiros procuram desovar sua produção em países onde a fiscalização é menos rigorosa com produtos vindos de fora. O deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP), autor do projeto de lei que obriga produtos estrangeiros a se submeterem às mesmas exigências de segurança de similares nacionais, alerta sobre o descaso do governo com o tema.

“No dia 20 de março, o governo Dilma, mais uma vez, solicitou a retirada da pauta de votação no plenário da Câmara dos Deputados do projeto de lei de minha autoria que obriga produtos estrangeiros a ser submeterem às mesmas exigências de segurança dos nacionais. Isto é surpreendente, porque a proposta já havia sido anteriormente aprovada na Câmara e no Senado”, declara Mendes Thame.

O objetivo do projeto é justamente evitar a invasão de mercadorias estrangeiras sem os padrões técnicos de segurança aceitáveis, que causem concorrência predatória e selvagem à indústria brasileira. “A proposição é ainda uma medida contra a avalanche de importados que assola nossa economia  nos últimos anos, ao estabelecer a exigência de certificado de adequação às normas técnicas brasileiras também para os produtos estrangeiros”, declara o parlamentar.

Segundo informações do Ciesp, estima-se que, em 2012, o Brasil gastou R$ 4,4 bilhões em importados que não estão de acordo com as normas e regulamentos técnicos no mercado nacional. De acordo com o estudo, 85% dos produtos eletroeletrônicos e 84% dos materiais de uso doméstico são os que mais infringiram as conformidades.

“Se fossem fabricados pelas nossas indústrias, teríamos um incremento de R$ 15,3 bilhões no PIB e um aumento de 180 mil postos de trabalho industriais. Defendemos que as mercadorias internacionais sejam rigorosamente certificadas, assim como já o fazem os fabricantes brasileiros”, afirma Mendes Thame.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
7 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *