Audiência com ministra da Casa Civil


 

Domingos Sávio quer solução justa na disputa entre índios e produtores rurais

Convocada pela Comissão de Agricultura, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, participará de audiência pública nesta quarta-feira (7) para prestar esclarecimentos sobre a expropriação de terras produtivas em todo o Brasil pela Funai. 

Um dos autores do requerimento que pede a vinda de Gleise, o deputado Domingos Sávio (MG) alerta que moradores das zonas rurais com posse de  títulos de propriedade e escrituras estão tendo suas terras tomadas pela Funai, causando confrontos entre indígenas e produtores rurais. Em alguns casos a disputa está provocando mortes.

“Não defendo que os índios fiquem sem suas terras, sem moradia. O que defendo é que isso seja feita de forma justa para ambas as partes, tanto para o índio como para o produtor rural”, esclarece

Para o deputado, os equívocos são muitos. Em audiência em abril com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o parlamentar apresentou como exemplo o que está acontecendo em Pompéu e Martinho Campos. Nesses municípios do interior de Minas,  produtores entraram na Justiça há mais de seis anos para questionar a existência da etnia dos índios apresentados nos documentos da Funai.

A audiência pública com a presença da ministra está marcada para as 10h no plenário 6. Além de Domingos Sávio, pediram a audiência os deputados Duarte Nogueira (SP), Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Valdir Colatto (PMDB-SC).

(Da assessoria do deputado, com alterações/Foto: Alexssandro Loyola)

Leia também:

A pedido de tucanos, ministra da Casa Civil vai esclarecer demarcação de terras indígenas

 

 

Compartilhe:
7 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *