Vida pública


Em homenagem, Sérgio Guerra ressalta perfil democrático de Lyra

O Senado realizou, nesta segunda-feira (6), sessão solene em homenagem aos 40 anos de vida pública do advogado pernambucano e ex-ministro da Justiça Fernando Lyra (1938-2013), numa iniciativa subscrita pelo presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE).

Em seu discurso, Guerra destacou a dedicação de Lyra ao aperfeiçoamento da democracia no Brasil, pois de todas as virtudes que identifica no conterrâneo, destaca “a coragem e o interesse pelo contraditório”.

“Ele gostava de discordar, coisa que muita gente hoje não tem coragem de fazer. Gostava de concordar, sempre que tinha convencimento. E fazia tudo com enorme sentimento, com enorme convicção”, ressaltou.

Para o presidente nacional do PSDB, o papel de Fernando Lyra na vida pública também tem sua importância pelo esforço do pernambucano “na grande conciliação e na construção deste país”. “Um papel que vai, seguramente, marcar a nossa história democrática”.

Fernando Lyra foi deputado federal por seis mandatos. Ingressou na vida pública pelo antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), pelo qual foi deputado estadual. Foi um dos principais articuladores para a formação da Aliança Democrática que elegeu Tancredo Neves presidente em 1985. Participaram da sessão solene familiares de Lyra, parlamentares e o vice-governador de Pernambuco, João Lyra, irmão de Fernando.

(Da assessoria do PSDB/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
6 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *