Convite


A pedido de Gomes de Matos, Câmara discutirá consequências da seca no Nordeste

A pedido do deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), a Câmara dos Deputados realizará debates sobre os problemas causados pela seca no Nordeste. Os encontros estão marcados para as próximas terça e quarta-feira (7 e 8 ) e têm o objetivo de buscar soluções efetivas a serem pactuadas em conjunto com as entidades representativas e as esferas governamentais.

A estiagem vem prejudicando muitos agricultores, que não têm mais como garantir renda para suas famílias. Com a seca, a plantação não dura muito tempo. Mais de 50% do rebanho já foi perdido. Diante dessa situação, o tucano pediu um debate sobre a situação da renegociação das dívidas dos produtores rurais.

Play

“Aprovamos na Comissão de Agricultura requerimento para na terça, dia 7,  debatermos com as agências de fomento toda a situação que passam hoje os agricultores por causa da estiagem. É preciso que o governo federal oriente as agências de fomentos, faça novas resoluções para que possamos ter esse pacto realizado”, disse o deputado. De acordo com ele, os agricultores estão sendo penalizados com o problema. Por isso, é necessário renegociar as dívidas.

Na quarta-feira (8) haverá uma comissão geral para continuar a discussão sobre a seca que vem afligindo os nordestinos. A reunião contará com a presença de agricultores, sindicatos, entre outros envolvidos na questão. “O grande problema é que o governo federal não se preparou para atender a população nordestina nesse momento de sofrimento, que gera toda essa instabilidade”, lamentou Gomes de Matos.

O deputado citou ainda os atrasos na obra da transposição do rio São Francisco, que poderia amenizar o sofrimento daquela região. Mas o empreendimento segue a passos lentos e ainda não levou sequer uma gota de água. “Já se passaram mais de dez anos e nenhuma dessas obras anunciadas foram efetivadas. Muito discurso e pouca ação. Vamos analisar toda essa problemática.”

Na terça-feira, a audiência pública começa às 14h30 na Comissão de Agricultura. Na quarta-feira, a Comissão Geral está marcada para as 9h30 no plenário da Câmara.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
3 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *