Personalidade religiosa


Em homenagem póstuma, Sampaio destaca centenário de nascimento de Dom Agnelo Rossi

O deputado Carlos Sampaio (SP) foi à tribuna nesta terça-feira (30) para homenagear o iminente centenário de nascimento de Dom Agnelo Rossi, o brasileiro que mais alto subiu na hierarquia eclesiástica, sendo considerado o maior expoente da Igreja do Brasil. O religioso nasceu em Joaquim Egídio, distrito de Campinas (SP), em 4 de maio de 1913, e faleceu em maio de 1995, aos 82 anos.

Em seu discurso, o líder do PSDB na Câmara destacou o que chamou de “pequena parte da vasta biografia” de Dom Agnelo Rossi para “enaltecer, em homenagem póstuma, a grande personalidade religiosa e o grande ser humano que ele foi”. "Além de todo o seu extenso currículo, registro ainda que Dom Agnelo era tio de um dos mais ilustres desembargadores de São Paulo, Dr. Francisco Rossi, dileto amigo e sempre professor", destacou Carlos Sampaio. 

Play

Os primeiros estudos de sua rica trajetória foram em Valinhos (SP). Em janeiro de 1926 ingressou no Seminário Menor Diocesano Santa Maria, de Campinas. Em 1932 partiu para Roma, instalando-se por cinco meses no Colégio Pio Latino-Americano. Dois anos mais tarde, foi um dos 33 alunos fundadores do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, onde recebeu a matrícula de número 1.

Sampaio destacou, também, o recebimento da ordenação presbiteral em março de 1937. Dom Agnelo Rossi foi ainda bispo de Campinas, professor no seminário central de SP, diretor da faculdade de filosofia de Campinas e redator-chefe do jornal  diocesano “A Tribuna”, além de ter sido nomeado, em 1956, aos 33 anos, bispo diocesano de Barra do Piraí (RJ) durante sessão solene que marcou a instalação da Universidade Católica de Campinas.

A intensa trajetória do religioso seguiu com a nomeação dele como arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto em setembro de 1962. Dois anos depois assumiu a Arquidiocese de São Paulo e foi eleito o primeiro presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 25 de janeiro de 1965 Dom Agnelo Rossi foi anunciado cardeal pelo papa Paulo VI.

A partir daí fez parte da cúria romana e percorreu o mundo em visitas pastorais, como destacou o deputado Carlos Sampaio da tribuna.  Entre suas diversas atividades, ocupou o posto de prefeito da Sagrada Congregação para a Evangelização dos Povos.

(Da redação/ Foto: Arquidiocese de Campinas/ Áudio: Elyvio Blower)

 

Compartilhe:
30 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *