Fortalecimento


Deputados assumem cargos de comando em diretórios estaduais do PSDB

O fim de semana foi marcado por convenções de diretórios estaduais do PSDB país afora. Nos eventos, os filiados elegeram os presidentes e os membros dos diretórios para o biênio 2013-2015. Deputados federais tucanos foram escolhidos para postos de direção do partido nos estados e vão atuar para fortalecer a legenda regionalmente. 

O deputado Sérgio Guerra (PE) assumiu no domingo (28) a presidência do PSDB de Pernambuco. O parlamentar vem de dois mandatos na direção nacional do partido e acumulará as duas funções até o próximo mês quando o senador mineiro Aécio Neves, provável candidato tucano à Presidência da República em 2014, deve ser aclamado para substitui-lo no cargo.

Com a missão de fortalecer a legenda no estado, Sérgio Guerra acredita que o resultado eleitoral obtido nas últimas eleições municipais “ajudará o partido a chegar mais competitivo na sucessão de 2014”. O PSDB ficou em segundo lugar entre as siglas mais bem votadas no pleito de 2012 em Pernambuco. Por essa razão, o dirigente tucano defende que o partido assuma claramente, ao longo deste ano, a candidatura de Aécio Neves à Presidência.

Além da importância do projeto nacional, o presidente do PSDB pernambucano entende que a legenda deve se dedicar ao fortalecimento nas assembleias legislativas, Câmara dos Deputados e Senado Federal. O deputado Bruno Araújo (PE) foi eleito o primeiro vice-presidente do diretório. 

O PSDB de Minas Gerais celebrou a unidade do partido durante convenção estadual (foto) realizada no sábado (27) em Belo Horizonte. Cerca de 2.500 tucanos de todo o estado participaram do encontro e reconduziram Marcus Pestana (MG) à presidência para os próximos dois anos.

O parlamentar afirmou que o PSDB é o protagonista das grandes transformações em Minas e no Brasil. Segundo ele, o partido deve assumir novos desafios e liderar a construção de um projeto de futuro do país. 

O tucano enumerou cinco tarefas que terá pela frente: difundir os avanços sociais promovidos no governo de Antonio Anastasia; contribuir para a construção de um projeto para o futuro realizando o ciclo de debates "Minas Pensa o Brasil"; patrocinar a unidade das forças aliadas em Minas; fortalecer a chapa de deputados estaduais e federais, e ser a principal alavanca de um projeto nacional que vai eleger o futuro presidente da República.

O deputado Domingos Sávio (MG) é o primeiro vice-presidente do diretório. O evento contou com a presença do governador de Anastasia e de Aécio, além de parlamentares estaduais e federais.

Por sua vez, o deputado Nilson Leitão (MT) foi reeleito presidente do Diretório Estadual do PSDB em Mato Grosso. O parlamentar criticou o atraso das obras da Copa do Mundo, as péssimas condições das estradas e o fato de o estado ter um dos piores índices em educação e saúde. "O foco (do governo) é se dar bem pessoalmente. Mato Grosso não pode ser colocado em um balcão de negócios de meia dúzia que comandam o estado, e por isso o PSDB precisa ficar em pé e falar o que pensamos e devemos combater", afirmou. 

Já o deputado Luiz Carlos (AP) assumiu a presidência do PSDB-AP. “A luta agora é efetivar o sonho de fazer do nosso PSDB um partido orgânico, influente e de envergadura para as grandes discussões do Amapá!", afirmou pelo Twitter. O deputado Alfredo Kaefer (PR) foi escolhido segundo vice-presidente do PSDB do Paraná. Já o deputado Plínio Valério (AM) foi eleito vogal da Executiva Estadual do Amazonas, enquanto Alexandre Toledo (AL) é o primeiro vice-presidente do diretório do PSDB de Alagoas.

No último dia 20, o PSDB-ES promoveu sua convenção e reelegeu Cesar Colnago (ES) para a presidência do diretório estadual.

Por sua vez, o deputado Reinaldo Azambuja (MS) deixou a presidência da Executiva Estadual do PSDB de Mato Grosso do Sul depois de quase seis anos à frente do cargo. O tucano reafirmou o compromisso do partido de lançar candidato à chapa majoritária nas eleições do ano que vem, seja ao Senado ou ao governo do Estado. 

Para ele, o PSDB está preparado para novos desafios. Ele apontou o crescimento do partido, especialmente nas eleições municipais do ano passado, quando o número de votos para prefeitos teve aumento de 93% em relação a 2008. “Esse crescimento foi uma vitória que nos possibilita voar mais alto em 2014.” O deputado estadual Marcio Monteiro assume no lugar do parlamentar tucano.

O deputado Nelson Marchezan Júnior (RS) deixa a presidência do PSDB-RS e dá lugar ao deputado estadual Adilson Troca. O clima de votação foi marcado pela harmonia entre as duas chapas.

(Reportagem: Alessandra Galvão com informações do site do PSDB e agências/ Fotos: Divulgação e Christian Celeste)

Texto atualizado às 11h15 do dia 30/04

Compartilhe:
29 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *