Quadro lamentável


Entrega de imóveis com problemas estruturais no Minha Casa, Minha Vida é descaso do governo, diz Dudimar

O deputado Dudimar Paxiúba (PA) afirmou nesta sexta-feira (26) que os problemas estruturais das casas do Minha Casa, Minha Vida são apenas um retrato da realidade sofrível do programa e do descaso do governo federal. Reportagem do “Bom Dia Brasil”, da TV Globo, mostrou que imóveis são entregues com inúmeros defeitos, revelando a omissão da Caixa na fiscalização das obras. Para piorar, o programa é alvo de fraudes já admitidas até pela presidente Dilma Rousseff.

“Infelizmente quem vai pagar o preço desse descaso é o cidadão que sonha com a casa própria e que tem se sujeitado a tudo isso de forma humilhante”, disse o parlamentar. A reportagem mostrou um condomínio de 420 apartamentos em Ananindeua, no Pará, entregue há apenas um ano. Ele já apresenta rachaduras na fachada,  infiltrações em vários cômodos, paredes com mofo e vazamentos. O mesmo quadro se repete no Rio de Janeiro, no interior de São Paulo, no Mato Grosso do Sul e no Ceará.

Play

Como ressalta o tucano, os cidadãos não recebem nada de graça do governo, pois pagam pelos imóveis para sair do aluguel. O governo federal, por sua vez, entrega imóveis sem qualidade e geram prejuízo aos compradores. “A situação é lastimável. Na região Norte, onde tenho constatado isso in loco, é terrível a maneira como se encontram as casas do programa. No Oeste paraense as casas estão com cupim antes mesmo de serem entregues. Não tem área de lazer, não tem escola, posto médico, nada. Aquilo que constava do programa continua só no papel”, relatou.

Há poucos dias o Ministério das Cidades e a Controladoria-Geral da União (CGU) formaram uma comissão de sindicância para apurar denúncias de que ex-funcionários da pasta estariam envolvidos em fraudes no Minha Casa, Minha Vida em municípios com até 50 mil habitantes. A comissão terá prazo de 30 dias para apresentar o relatório final da investigação.

Denúncias publicadas pelo jornal “O Globo” mostram que os ex-funcionários estariam usando a empresa RCA Assessoria em Controle de Obras e Serviços para fraudar contratos de construção de casas populares. “Existe uma relação promíscua entre alguns políticos, as empreiteiras e o governo”, critica Dudimar.

“E o mais grave de tudo é que recursos são desviados. Casas que hoje saem por R$ 53 mil saíram por nada mais que R$ 10 mil. É um disparate enorme. Há uma conivência do governo em relação a isso e as empreiteiras são escolhidas a dedo para não construir como deveriam, desviar os recursos e entregar uma porcaria”, lamenta.

As comissões de Desenvolvimento Urbano e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara devem realizar audiência pública conjunta nos próximos dias sobre a execução do programa. O pedido foi feito pelos deputados Otavio Leite (RJ), William Dib (SP) e Vanderlei Macris (SP). Foram convidados o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e o superintendente nacional de Habitação Social da Caixa, Roberto Ceratto, e o prefeito de São José de Ribamar (MA).

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
26 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *