Kit de insulina


Deputados solicitam audiência pública sobre distribuição de insulina moderna para diabéticos

O líder da Minoria na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), e o deputado Walter Feldman (SP) apresentaram requerimento na Comissão de Seguridade Social e Saúde pedindo a realização de audiência pública para discutir a inclusão de kit com insulina injetável por caneta descartável na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). A insulina é o principal medicamento de controle da diabetes, doença que “vem crescendo assustadoramente”.

O Brasil é o quinto país com maior número absoluto de diabéticos no mundo e deve permanecer na mesma posição em 2030, segundo a Federação Internacional de Diabetes. Em 2010, 7,6 milhões de brasileiros tinham diabetes, número que deve aumentar para 12,7 mi em 20 anos.

Nilson Leitão lembrou que o novo kit contém insulina com efeito de ação rápida, uma versão melhorada do medicamento tradicional. “Quem depende da aplicação diária de insulina para manter a sua sobrevivência sabe da importância e dos benefícios de utilizar a caneta e uma insulina de melhor qualidade”, destacou o líder. Ele acrescentou que o método, além mais seguro e higiênico, é de fácil aplicação e evita constrangimentos quando utilizado fora de casa.

No requerimento foram indicados para o debate: o Prof. Drº Fadlo Fraige Filho, diretor da Associação Nacional de Assistência ao Diabético, Rita Borges, presidente da Associação dos Diabéticos do Mato Grosso, Edite Eunice Souza, Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso, Selma Lucia Rocha Alves Ferreira, coordenadora da Área Técnica de Ações Pragmáticas Estratégicas e representante do Ministério da Saúde.

(Da assessoria do deputado com alterações/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
26 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *