Combate ao crime


Projeto de Otavio Leite determina que empresas instalem bloqueadores de celular em presídios

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, Otavio Leite (RJ), apresentou um projeto de lei que obriga as operadoras de telecomunicações a instalarem bloqueadores de celulares nos presídios brasileiros. A proposta também estabelece que as empresas de telefonia façam a manutenção, troca e atualização tecnológica dos equipamentos.

De acordo com o deputado, a medida se tornará uma ação fundamental para o combate ao crime. “Atualmente, diversas operações criminosas são coordenadas a partir de estabelecimentos penais, nos quais os líderes das facções criminosas comandam as operações com o uso de equipamentos de comunicação, como telefones celulares, aparelhos de rádio ou até mesmo acesso à internet”, pontuou.

Segundo o tucano, impedir a entrada desses equipamentos nos presídios tem se revelado uma tarefa difícil por conta do pequeno tamanho do chip, além da questão do controle de visitas de familiares, advogados e eventual corrupção de agentes prisionais. Leite disse ainda que a instalação desses bloqueadores vai limitar ou impedir esse tipo de comunicação.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Marcello Casal Jr./ABr)

Compartilhe:
26 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *