Transporte


William Dib quer garantir mais direitos ao portador de deficiência visual com cão-guia

Nesta quarta-feira (24), o deputado  William Dib (SP) apresentou o Projeto de Lei nº 5443/2013, aperfeiçoando a Lei Federal nº 11.126/2005, que dispõe sobre o direito do portador de deficiência visual ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia.

A nova proposta inclui na Lei, além das modalidades de transporte interestadual e internacional com origem no território brasileiro, também o transporte municipal.

As empresas terão que disponibilizar, durante todo horário de funcionamento do serviço, funcionários para auxiliar nesse acesso, na permanência e na saída dos passageiros.

Para William Dib, seu projeto vem ao encontro dos anseios dos deficientes visuais que fazem uso do cão-guia, pois diariamente encontram muitas barreiras que os impedem de exercer o direito à cidadania. “Ocorre que, apesar da lei, o deficiente visual e seu companheiro ainda enfrentam obstáculos para ter auxílio de acessibilidade”, justificou.

O parlamentar ainda registrou sua homenagem ao dia 25 de abril, data em que se comemora o Dia Internacional do Cão Guia. A ocasião foi criada com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a questão do deficiente visual na sociedade.

William Dib também aproveitou para reconhecer os valorosos trabalhos filantrópicos desenvolvidos por diversas entidades e ONG´s na preparação desses cães-guias. Ele ainda destacou que muitas dessas entidades passam por dificuldades financeiras e necessitam de doações e famílias voluntárias.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
24 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *