Impunidade não


Em reunião com promotores, líder manifesta posição contrária do PSDB à “PEC da Impunidade”

O PSDB atuará na Câmara para derrubar a PEC 37/11, que limita os poderes investigativos na esfera criminal às polícias civil e federal, inviabilizando a atuação do Ministério Público. Em reunião nesta quarta-feira (24) com promotores, o líder tucano na Casa, Carlos Sampaio (SP), afirmou que a maioria esmagadora da bancada do PSDB é contra a proposta, apelidada pelos seus críticos de “PEC da Impunidade”.

Além de Sampaio, os deputados Antonio Imbassahy (BA) e Eduardo Barbosa (MG) participaram do encontro, no qual integrantes de entidades representativas como a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) agradeceram o apoio do PSDB na luta pela derrubada da PEC.

“A investigação criminal conduzida pelo MP vai ao encontro dos legítimos interesses da sociedade. A aprovação desta PEC é um retrocesso, pois favorece a impunidade e a corrupção”, alertou Carlos Sampaio. Segundo ele, os argumentos consistentes apresentados pelas entidades representativas convenceram também a mídia nacional sobre os danos provocados pela proposta.

Promotor de Justiça licenciado pelo estado de São Paulo, o líder do PSDB na Câmara tem incentivado a participação, por todo o país, de tucanos em atos contrários à PEC 37. Nesta semana o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou que pretende pautar a votação da proposta para junho.

Com o objetivo de sensibilizar o Parlamento e a sociedade sobre o risco de aprovação da PEC 37, o Ministério Público e associações afiliadas desenvolveram a campanha “Brasil Contra a impunidade”, coordenada por entidades como a própria CONAMP e a Associação Nacional dos Procuradores da República, entre outras.

Além disso, Brasília foi palco nesta quarta-feira do Ato Público Nacional contra a PEC 37, que reuniu representantes do Ministério Público de todo o Brasil, além de juristas, parlamentares, presidentes de sindicatos, associações de classe, ONGs e cidadãos que manifestaram apoio ao poder de investigação do MP.

(Reportagem: Marcos Côrtes/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
24 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *