Economia


Carlos Roberto é eleito presidente de subcomissão que vai monitorar atuação do BNDES

O deputado Carlos Roberto (SP) foi eleito nesta quarta-feira (24) presidente da subcomissão que vai monitorar o desempenho dos mecanismos oficiais de financiamento ao setor produtivo no Brasil, com destaque para a atuação do BNDES. O colegiado funcionará no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e terá a participação de quatro deputados titulares e cinco suplentes.

Autor do requerimento que pede a criação da subcomissão, o parlamentar do PSDB considera essa eleição um dos pontos altos do seu mandato.  De acordo com o tucano, será feito um trabalho de articulação e de coleta de dados com os segmentos públicos e privados diretamente envolvidos com o tema e um acompanhamento mais de perto sobre como esses mecanismos vêm sendo usados. Após os debates, a subcomissão vai sugerir a adoção de providências para aperfeiçoar essas ferramentas de fomento. O próprio BNDES será convidado para participar das discussões.

Play

A avaliação do impacto do banco para a dinamização dos investimentos na  modernização, ampliação e aumento da competitividade do parque produtivo nacional será um dos focos da comissão. “Não tenho dúvidas de que faremos um grande trabalho. Considero de vital importância que tenhamos muito claro tudo aquilo que o BNDES vem fazendo ao longo dos últimos anos. O banco deve buscar maior participação de mercado no “S” de social do seu nome e ter muito mais produtos para micro, pequenas  e médias empresas”, defendeu o tucano, ao ressaltar que esse segmento representa mais de 70% das carteiras assinadas no país.

Diante da insuficiência de mecanismos privados de financiamento de longo prazo para os investimentos setoriais, o tucano considera essencial  garantir uma atuação eficiente e bem focalizada do financiamento provido pelos bancos oficiais, particularmente pelo BNDES. Apesar dos empréstimos bilionários do Tesouro ao banco de fomento, superiores a R$ 300 bilhões nos últimos anos, Carlos Roberto alerta que a taxa de investimentos na economia brasileira permanece ainda muito baixa, bem inferior aos índices da maioria dos países emergentes. Além disso, alerta que a indústria de transformação não reage e o déficit comercial de produtos industriais tem aumentado.

Sobram críticas também quanto à lentidão e excessiva burocracia do banco na concessão de empréstimos ao setor produtivo. Além disso, o BNDES vem privilegiando grandes empresas em suas operações, diretriz que provocado impacto insuficiente na geração de empregos e renda. “Favorecer as chamadas ‘campeões nacionais’ não vem sendo uma boa estratégia para uma economia que cresce tão pouco como a nossa.  Trata-se de um desperdício de tempo e de energia”, reprovou o parlamentar.  

Os tucanos Marco Tebaldi (SC) e Carlos Brandão (MA) serão suplentes na subcomissão. Já o deputado Dr. Ubiali (PSB-SP) responderá pela relatoria.

(Reportagem: Marcos Côrtes/Foto: Diogo Rodrigues)

Compartilhe:
24 abril, 2013 Últimas notícias Comentários desativados em Economia

Os comentários estão desativados.