Economia


 

Leréia participa de lançamento de plano para incentivar a pesca e aquicultura em Goiás

O deputado Carlos Alberto Leréia (GO) participou na última segunda-feira (22) do lançamento do  Plano Safra da Pesca e Aquicultura para Goiás. O governador de Goiás, Marconi Perillo, o ministro da Pesca, Marcelo Crivella, e o secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, foram algumas das autoridades presentes ao evento.

Na solenidade, foram firmados convênios entre o Ministério da Pesca e as secretarias e órgãos goianos que estimulam a exploração das atividades aquícolas. Entre as medidas anunciadas estão: abertura de linhas de crédito junto à Agência de Fomento, Banco do Povo, redução da alíquota de ICMS de 12% para 3% na comercialização do produto, além da desburocratização de licenças ambientais para escavação de tanques destinados à produção de peixes e o aproveitamento do manancial hídrico de Goiás para a produção do pescado.

 Com as parcerias firmadas, Goiás poderá se tornar um dos líderes nacionais na produção de pescados, pois possuí extensas áreas hídricas propícias à instalação de tanques-rede, viveiros escavados e farta oferta de grãos para rações, além de privilegiada localização geográfica para escoar sua produção aos principais mercados consumidores.

 Para o deputado Leréia, a iniciativa é de grande importância para o Estado, pois irá fomentar o setor socioeconômico. “Não tenho dúvidas de que a ideia irá promover um desenvolvimento relevante tanto na área econômica, quanto na inclusão de políticas públicas”, apontou.

Atualmente Goiás Estado ocupa a 7ª posição nacional na produção de pescados, com 18,7 toneladas/ano, sendo a tilápia a espécie mais cultivada. O desenvolvimento do novo Plano de Safra e o protocolo de intenções assinado com o Ministério da Pesca preveem que o estado passe a produzir 297 mil toneladas/ano, usando o potencial dos lagos de Canabrava, Serra da Mesa, São Simão, Corumbá, entre outros.

Compartilhe:
24 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *