Audiência pública


Dia do Orgulho Autista será tema de debate na Câmara por sugestão de Mara Gabrilli

Debater sobre o Dia do Orgulho Autista. É o que determina requerimento da deputada Mara Gabrilli (SP) aprovado nesta quarta-feira (24) na Comissão de Seguridade Social e Família.

Segundo lembrou a tucana, em dezembro de 2012 foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff a lei que institui a Política Nacional de Proteção da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A norma é fruto do trabalho de diversas associações brasileiras, que, representando as pessoas para a causa do autismo no Brasil, buscam o melhor atendimento às famílias.

Conforme explicou Mara, os autistas ainda são pessoas desconhecidas para muitos. Há uma gama de distúrbios que afetam três áreas do desenvolvimento: a comunicação, a sociabilização e o foco de interesses, mostrando comprometimento em graus variados.

Segundo organizações norte-americanas e europeias formadas por pais de autistas, a cada 88 pessoas nascidas, uma possui alguma forma de autismo, que pode variar do mais severo ao mais leve.

“Embora seja costume afirmar que autistas vivem em seu próprio mundo, são pessoas com uma forma diferente de sentir, perceber e se relacionar com as demais pessoas, mas não constroem, nem muito menos vivem num mundo imaginário; ao contrário, esforçam-se para viver em nosso mundo, muitas vezes não entendendo as complicadas normas sociais.”

(Reportagem: Letícia Bogéa)

Compartilhe:
24 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *