A caminho da falência


Em seminário, Valdivino defende justa distribuição de renda para clubes de futebol

A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara promoveu nesta quarta-feira (24) seminário que discutiu a gestão financeira e a formação de atletas nos clubes de futebol. O evento foi marcado pela presença de deputados como o tucano Valdivino de Oliveira (GO), presidente executivo do Atlético Goianiense, que apontaram os principais problemas enfrentados pela categoria esportiva.

Valdivino fez uma explanação do futebol brasileiro e apontou que o mesmo encaminha para a falência por estar entregue às emissoras de televisão.

“Nós temos hoje a principal rede de televisão do Brasil, que detém o direito de todas as transmissões dos campeonatos estaduais e nacionais com enorme volume de recursos à disposição dos clubes, mas 99,9% das verbas estão distribuídas entre 18 clubes de futebol”.

De acordo com o parlamentar, o futebol brasileiro movimenta cerca de R$ 1,5 bilhão por ano com direitos de imagem. Pouco mais de R$ 40 milhões são destinados praticamente aos 40 times que disputam as séries B e C. O restante vai para os 20 grupos da série A. “Ou o Brasil toma conta do futebol e promove uma justiça na distribuição dos recursos, ou daqui a alguns anos nós vamos ter um futebol concentrado em apenas 16 clubes”, defendeu.

Para Oliveira, a TV representa um bem para o futebol pela publicidade que conquista a massa de torcedores. Mas alega que a destinação injusta dos recursos aumentou os custos. ”Hoje o primeiro pedido de qualquer jogador é o salario, que muitas vezes é o dobro do que ganha o ministro do Supremo Tribunal, um senador ou um deputado”, relatou.

Para o tucano mesmo com as preocupações do governo, CBF e entidades do setor em resolver a situação das equipes, por meio de aprovação de normas, falta a discussão da divisão igualitária de renda. “Ninguém fala na forma democrática de distribuir os recursos da principal fonte de arrecadação, que é a televisão”, concluiu.

Valdivino lembrou ainda que a redução da torcida nos estádios ocorre por fatores como a dificuldades do transporte público e insegurança nas arenas, e com isso os torcedores preferem ver o jogo pela TV, impactado na venda de ingressos desfavorecendo aos clubes.

(Reportagem: Edjalma Borges/ Foto: Antonio Augusto/Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
24 abril, 2013 Últimas notícias Comentários desativados em A caminho da falência

Os comentários estão desativados.