Prejuízo


Nilson Leitão critica postura dividida do governo em conferência na Itália

O líder da Minoria na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), criticou o governo brasileiro durante reunião da Comissão de Recursos Genéticos da Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO), órgão da ONU, realizada na última semana, em Roma (Itália).

“O que trouxemos de lá é a imprudência do governo, que está dividido. Isso traz um prejuízo enorme, porque divide o Brasil. Lá deveria haver 191 países da bancada da FAO, mas eram 192, ou seja, dois Brasis”, afirmou.

Play

Leitão afirmou que a cobrança prevista no Protocolo de Nagoya de royalties pelo uso de alimentos não originários em território brasileiro como soja, café, tomate e laticínios pode encarecer os alimentos consumidos diariamente pela população, o que contribuirá para aumentar ainda mais a inflação. “Se o Brasil ratificar o Protocolo de Nagoya como está, passaremos a ser o país a pagar os maiores royalties na agricultura”, advertiu.

Leitão lembra que o grande desafio do governo brasileiro será ampliar o alcance do Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e a Agricultura para todas as espécies de vegetais em uso na agricultura brasileira, assim como a elaboração de  novos tratados que venham a incluir os recursos genéticos de espécies animais, incluindo aquáticas, espécies florestais e de microorganismos.

O encontro ocorrido na Itália discutiu o Protocolo de Nagoya, o maior pacto ambiental depois do Tratado de Kioto, e o Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e a Agricutlura (Tirfaa).

 (Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
23 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *