Orgulho para os brasileiros


Tucanos parabenizam Embrapa e destacam papel da empresa para o crescimento do país

Durante sessão solene nesta terça-feira (23) em homenagem aos 40 anos da Embrapa, deputados do PSDB parabenizaram a empresa pelo intenso trabalho em prol do desenvolvimento do país. Setores como agroindústria, biotecnologia, recursos genéticos e tecnologia de alimentos representam apenas algumas vertentes de atuação da Embrapa.

Duarte Nogueira (SP) destacou as inúmeras realizações da companhia, que sempre demonstrou competência, atributo que explica sua posição de destaque entre as instituições de pesquisa. Preocupada com o desenvolvimento sustentável, a Embrapa investe de maneira maciça nas pesquisas com enfoque epistemológico, segundo completou o tucano.

“É exatamente o que vemos nos estudos sobre o etanol, capaz de reduzir as emissões de gás carbônico, o principal causador do efeito estufa. Da mesma forma, ela estimula exames voltados à obtenção de inovadoras formas de energia, o que ocorre, por exemplo, nos estudos em relação ao gergelim e à mamona, entre outras espécies vegetais”, apontou o deputado.

O tucano lembrou ainda que a Embrapa coordena o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), constituído por instituições públicas federais, estaduais, universidades, empresas privadas e fundações, todas responsáveis pela realização de investigações científicas em diferentes campos do conhecimento.

A difusão de conhecimentos é outro aspecto presente nas ações cotidianas da empresa, segundo Nogueira. Evidência verificada nos projetos de transferência de tecnologia no Continente Africano (Embrapa África, em Gana), no Continente Sul-Americano (Embrapa Venezuela), e na América Central e Caribe (Embrapa Américas, no Panamá). “O resultado de tal iniciativa é digno de efusivo elogio, sobretudo por possibilitar a maior disseminação de tecnologias e inovações vinculadas à agricultura tropical”, disse.

“O avanço citado, inclusive com positiva repercussão no exterior, não seria possível se a Embrapa não tivesse, no seu quadro funcional, profissionais de extrema competência. Dedicados e proativos, eles comprovam que a excelência acadêmica, traduzida em efetivas ações de pesquisa é capaz de grandes transformações”, concluiu.

Domingos Sávio (MG) também elogiou o trabalho desempenhado pela Embrapa e criticou o governo federal por contingenciar as emendas que deveriam ser liberadas para a empresa. Para o tucano, o gesto não condiz com a relação republicana que se deve ter com um instrumento de desenvolvimento. “É uma empresa que constrói a riqueza nacional, é orgulho para todos os brasileiros, além de ser referência mundial em pesquisa”, apontou.

O tucano ressaltou ainda a importância da valorização da Embrapa para renovar o entusiasmo daqueles que a criaram. E defendeu ainda a criação do Programa Nacional de Extensão Rural, pois, segundo ele, muito do que é constituído pela empresa não está chegando à ponta. “A própria Embrapa deve se unir a esse sentimento para que cobremos uma atitude firme do governo na implantação desse programa”, finalizou.

Izalci (DF), por sua vez, lamentou o fato de no Brasil não existir nenhum incentivo à pesquisa. “A Embrapa tem dificuldade em fazer o seu trabalho em função da burocracia no país. É preciso corrigir esses gargalos. Os profissionais dessa empresa desenvolvem um trabalho com muita competência”, afirmou.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
23 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *