Deficiência estrutural


Infraestrutura precária gera prejuízo bilionário à economia brasileira, apontam tucanos

Há dez anos no poder, o PT praticamente nada fez para combater os gargalos da infraestrutura no país, na avaliação de deputados do PSDB. A deficiência estrutural em rodovias, ferrovias e portos tem custado carro ao Brasil. Acidentes e mortes em estradas federais esburacadas, propina, falta de armazéns e burocracia nos portos são alguns dos problemas, como mostrou o “Fantástico” desse domingo. Segundo reportagem do jornal “O Globo”, com a infraestrutura precária, o Brasil perde R$ 8 bilhões por ano, apenas com milho e soja. Para os tucanos, as péssimas condições têm elevado os prejuízos da economia brasileira.

Dudimar Paxiúba (PA) afirmou que não há interesse do Executivo federal em resolver o problema. “Essa situação das rodovias, das ferrovias e dos portos é um exemplo patente de que o governo do PT não tem interesse em cuidar dessa situação. Esse é o preço altíssimo que se paga: uma desestruturação total no país, principalmente na questão dos transportes”, disse.

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De acordo com Carlos Roberto (SP), a gestão petista não sabe investir. Segundo ele, o dinheiro que deveria ser utilizado em obras de infraestrutura está indo pelo ralo. “Aquilo que é de responsabilidade do governo não funciona: gerir o que arrecada em impostos e transformar isso em benefício para a sociedade. O governo não sabe fazer gestão do dinheiro público, pois gasta muito, faz pouco e mal feito”, destacou. 

Segundo estudos da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e de especialistas em logística, o país perde cerca de R$ 6,6 bilhões com a soja e R$ 1,4 bilhão com o milho. Esse prejuízo equivale a 13% do montante exportado com os dois produtos em 2012. Isso reduz a competitividade das duas lavouras, que representarão 86% da safra recorde de 184 milhões de toneladas de grãos do país, prevista para este ano. Apesar da alta produção, há uma grande dificuldade para escoamento dos produtos para o exterior. 

“Com esses problemas de transporte perdemos competitividade e, ao mesmo tempo, temos alimentos caros e pessoas que ainda passam fome no país”, declarou o presidente da Aprosoja-Brasil, Glauber Silveira, ao jornal “O Globo”. 

Matéria exibida pelo “Fantástico” mostra que o custo do transporte equivale a 20% de tudo que o brasileiro compra. “Este ano, por exemplo, o Brasil teve

uma supersafra de grãos. E a comida ficou mais barata? Não. Porque o preço do transporte fica mais caro ano a ano. De 2003 até 2011, o frete desde a lavoura mais do que triplicou. É uma situação absurda. E essa conta acaba sendo de todos nós”, apontou a reportagem. 

Para Dudimar Paxiúba, a falta de investimento em estradas é um problema sério. “As construções das rodovias que poderiam servir para escoar a soja andam a passo de tartaruga. Todas estão praticamente paralisadas”, lamentou.

→ De acordo com o jornal “O Globo”, pelas estradas seguem 82% da safra de soja, percentual muito acima dos EUA, onde os caminhões levam 25% da produção. Carentes de armazéns, os produtores liberam a produção ao mesmo tempo, entupindo as estradas e ficando à mercê das cotações do dia. 

→ A infraestrutura precária faz com que 15% do frete da soja sejam gastos com pneus e manutenção, muito acima da média mundial de 3%. O grão é um dos líderes nas exportações e um dos produtos que traz mais recursos ao país. A situação resulta em acidentes e mortes.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Ministério dos Transportes/ Áudio: Elyvio Blower)

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22 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

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