Atitude inapropriada


Para Carlos Sampaio, viagens de Lula para acompanhar obras de empreiteiras são imorais

O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), classificou como imoral a atitude do ex-presidente Lula de acompanhar empreendimentos de empresas brasileiras na Costa Rica e Panamá. As construtoras OAS e Odebrecht são alvo de investigações por irregularidades em obras nesses países. “Essas viagens [de Lula], eu não tenho dúvida que são imorais, inapropriadas para o cargo de um ex-presidente da República. Ele parece nao ter clareza sobre o papel e a responsabilidade que exerce.”

Ainda de acordo com Sampaio, essa prática é um “modus operandi” do PT: confunde o público com o  privado. O parlamentar considerou também grave o fato do governo da presidente Dilma dar suporte, com a disposição de funcionários do Itamaraty no exterior, a esses eventos.

Terceiros – Para o deputado Vanderlei Macris (SP), o PT usa o Estado em benefício de terceiros. “É lamentável, uma postura patrimonalista, com o agenciamento de interesses privados”, completou Macris. Nesta segunda-feira (22), a edição da Folha de S. Paulo traz a notícia de que o Ministério Público da Costa Rica investigará a OAS por suspeitas de tráfico de influência, enriquecimento e associação ilícitos. Segundo o jornal, a OAS recebeu a concessão após viagem de Lula em agosto de 2011, paga pela empreiteira.

Trecho da reportagem diz que “naquele momento, a empresa tentava entrar no mercado local, mas a imprensa questionou o papel do ex-presidente nas negociações. Meses depois, o governo anunciou a concessão. Como a Folha revelou, empreiteiras bancaram viagens para quase metade dos países visitados por Lula depois que ele deixou o Planalto.”

(Da assessoria do PSDB/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
22 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *