Nota à imprensa


 

Campanha do Planalto sobre educação mostra desconhecimento da realidade de MG, diz Pestana

Em nota à imprensa, o presidente do PSDB-MG, Marcus Pestana (MG), diz que o governo federal demonstra mais uma vez profundo desconhecimento sobre a realidade de Minas. O tucano se refere à milionária campanha veiculada pela gestão petista para anunciar ação destinada a cumprir a meta nacional de que os alunos da rede pública devem ler e escrever corretamente aos 8 anos de idade.

“O governo anuncia agora, como uma novidade, a experiência já colocada em prática em Minas Gerais, pelo governo estadual, há 10 anos. A ação publicitária revela uma visão autoritária do governo central que não reconhece publicamente experiências exitosas realizadas pelos estados brasileiros”, reprova o parlamentar. Confira abaixo a íntegra:

“O governo federal acaba de lançar mais uma milionária campanha publicitária para anunciar ação destinada a cumprir a meta nacional de que os alunos da rede pública devem ler e escrever corretamente aos 8 anos de idade.

A campanha veiculada também em Minas Gerais demonstra, mais uma vez, o profundo desconhecimento do governo federal sobre a realidade do nosso Estado.

O governo anuncia agora, como uma novidade, a experiência já colocada em prática em Minas Gerais, pelo governo estadual, há 10 anos. A ação publicitária revela uma visão autoritária do governo central que não reconhece publicamente experiências exitosas realizadas pelos estados brasileiros.

O sistema de avaliação periódica dos alunos da rede pública, anunciado agora como grande novidade, já existe em Minas desde 2006.

Em Minas, o Governo do Estado adota há dez anos ações inovadoras para garantir o avanço da qualidade da educação básica e assegurar a alfabetização dos alunos no tempo certo. Entre elas, destacam-se o ensino fundamental de nove anos, adotado em 2004, e hoje praticado nos 853 municípios mineiros, a realização da primeira avaliação do Proalfa, em 2006, e o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), em 2007, com o objetivo de garantir a alfabetização das crianças até os oito anos de idade.

Por isso, Minas assumiu a vanguarda da melhoria da qualidade do ensino público no Brasil. O Proalfa comprova os avanços na alfabetização dos estudantes mineiros. Em sete anos — de 2006 a 2012 — o conhecimento em Língua Portuguesa dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino praticamente dobrou. Passou de 48,65%, em 2006, para 87,30%, em 2012.

Isso significa que, desde 2010, a maioria absoluta dos estudantes mineiros com oito anos de idade sabe ler, escrever, interpretar e fazer síntese.

O bom desempenho dos estudantes de Minas Gerais é comprovado também nas avaliações do MEC. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) comprova que, desde 2009, Minas tem a melhor educação básica do país nos anos iniciais.

A rede estadual mineira também foi a primeira do país a atingir o índice (6,0) que é considerado pelo Ministério da Educação como referência em países desenvolvidos, sobretudo daqueles que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O compromisso do Governo de Minas, contudo, não é apenas com a alfabetização dos alunos das escolas estaduais até o fim do 3º ano do Ensino Fundamental, e sim com todos os estudantes do Estado. Por isso, a metodologia do PIP é hoje oferecida às 853 prefeituras municipais mineiras, uma adesão de 100%.

Deputado federal Marcus Pestana
Presidente do PSDB de Minas Gerais”

Compartilhe:
19 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *