Dívidas acumuladas


Imbassahy cobra soluções da gestão petista para a crise nas lavouras de cacau da Bahia

Em discurso nesta sexta-feira (19), o deputado Antonio Imbassahy (BA) relatou a crise que atinge a lavoura do cacau nos 41 municípios da região sul da Bahia, onde estão as conhecidas cidades de Itabuna e Ilhéus, referências importantes para a economia do estado. 

Imbassahy lembrou que, desde o início dos anos 90, uma praga conhecida como vassoura-de-bruxa destruiu plantações inteiras de cacau. Os efeitos foram drásticos, provocando empobrecimento e desemprego atingindo cerca de 250 mil pessoas. Acometidos pelo problema, eles deixaram a zona rural e foram se aventurar nos centros urbanos, ocasionando pressões sociais e econômicas, gerando violência e insegurança pública, como é o caso de Ilhéus, que tem elevado número de criminalidade.

Em seu discurso, Imbassahy relatou que os fazendeiros produtores do cacau tomaram empréstimos para investir no replantio de outra espécie da planta, por orientação de técnicos da Ceplac (Comissão Executiva do plano da Lavoura Cacaueira), mas a iniciativa não foi favorável. Como forma de solucionar o problema, Imbassahy sugere que o governo faça uma negociação das dívidas para que haja uma recomposição do patrimônio financeiro e prosperidade nas plantações.

Imbassahy questionou a formulação de um preço mínimo como os já existentes em outras culturas agrícolas. “É de se questionar o governo federal porque é que tem preço mínimo para a laranja, para a soja e para o café, por exemplo, e não se tem uma fixação de um preço mínimo para o cacau que é uma lavoura tradicional de grande relevo para o país e que não tem uma resposta por parte das autoridades federais”, destacou.

Antonio Imbassahy cobrou das autoridades sanitárias que seja feito um controle mais rigoroso em produtos importados de países africanos para o Brasil, que utilizam mão de obra escrava e infantil, e descuidam de procedimentos higiênicos.

O tucano se dirigiu ao governador da Bahia, Jaques Wagner, que esteve na região cacaueira, onde teve expressiva votação no seu último pleito eleitoral, mas segundo Imbassahy, foram apenas promessas sem cumprimento. “É um governador que promete. Aliás, é uma prática do PT. Muito prometer e pouco fazer”, declarou.

Imbassahy criticou as fortunas gastas pelo governo do PT nos dez anos de governo. ”Nestes dez anos o governo do PT nada fez pela lavoura do cacau. A presidente Dilma parece não gostar desta região da Bahia. Se a lavoura estivesse instalada em São Paulo ou no Rio Grande do Sul, tenho certeza de que ela teria tomado uma atitude”, proferiu.

O tucano lembrou ainda que Dilma será candidata à reeleição e que, ao visitar à Bahia, certamente vai ser questionada sobre o aspecto do cacau. “Nossa região está abandonada pelo governador Jaques Wagner, pela presidente Dilma e pelo governo do PT e isto tem que mudar. Vamos trabalhar denunciando esse estado de abandono e desesperança que se abate na região da lavoura do cacau”, concluiu.

(Reportagem: Edjalma Borges/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
19 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *