Operações em risco


Comissão discutirá bonificação oferecida para pilotos que economizarem combustível

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou requerimento de convite do deputado Vanderlei Macris (SP) ao diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, e os presidentes das companhias aéreas Gol, Paulo Sérgio Kakinoff, e TAM, Marco Antonio Bologna. O tucano quer esclarecimentos sobre a autorização dada pela agência para que a Gol premie os pilotos que economizarem combustível em voos.

De acordo com reportagem do jornal “O Globo” de fevereiro, pilotos e comissários da Gol foram avisados que, se cumprissem as metas de redução no consumo de  combustível, receberiam uma bonificação salarial. A intenção da empresa com o procedimento é diminuir os efeitos do prejuízo de R$ 1,5 bilhão registrado em 2012, valor 101% superior à perda contabilizada no ano anterior.

Um informativo divulgado entre os funcionários avisava sobre a meta de economizar 700 toneladas de combustível por mês. Para isso, incentivava os pilotos a reduzirem em 40 segundos o tempo de cada voo, pede que façam rotas mais diretas entre a origem e o destino e sigam procedimentos como a descida direta, não em níveis, no momento da aterrissagem, entre outros procedimentos.

O parlamentar teme pela segurança dos voos. Ouvido por “O Globo”, o diretor de segurança de voo do Sindicato dos Aeronautas, Carlos Camacho, afirma que a medida, apesar de aceita pela Anac, é polêmica, pois poderia colocar em risco as operações caso pilotos flexibilizem medidas que priorizam a segurança visando benefícios econômicos. De acordo com ele, bonificar profissionais pode gerar competição e, se os procedimentos não forem sistematicamente analisados, pode colocar em risco as operações da empresa.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
17 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *