Na memória dos brasileiros


Por sugestão do líder da Minoria, Câmara realiza sessão solene em homenagem aos 30 anos das Diretas Já

A pedido do líder da Minoria, deputado Nilson Leitão (MT), a Câmara realizará sessão solene em homenagem aos 30 anos da emenda das Diretas Já. O evento acontecerá na quinta-feira (25), às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães. O movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorreu entre 1983 e 1984 e foi liderado por Dante de Oliveira. Engenheiro civil, ele se tornou conhecido quando manifestações populares tomaram conta do país exigindo eleições diretas para presidente.

A possibilidade viria com a votação da proposta de Emenda Constitucional Dante de Oliveira pelo Congresso. Entretanto, a proposta foi rejeitada, frustrando a sociedade brasileira. Ainda assim, os adeptos do movimento conquistaram uma vitória parcial quando Tancredo Neves foi eleito presidente pelo Colégio Eleitoral.

A emenda desempenhou um papel muito importante, impulsionando o processo posterior de redemocratização no país. Os primeiros comícios tinham em média 10 mil pessoas, mas, logo depois, a  população saiu às ruas.

A primeira manifestação pública a favor de eleições diretas ocorreu no município de Abreu e Lima (PE), no dia 31 de março de 1983. Organizada por membros do PMDB no município, a manifestação foi noticiada pelos jornais do estado. Foi seguida por manifestações em Goiânia, em 15 de junho de 1983, e em Curitiba, em novembro do mesmo ano.

Em 1985, Dante foi eleito prefeito de Cuiabá. Em 1998, foi governador de Mato Grosso pelo PSDB. Faleceu em 2006 por pneumonia. A data de 25 de abril de 1984 ficou na memória de uma geração inteira de brasileiros.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
17 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *