Incentivos


Agricultura fará audiência pública para discutir produção da castanha de caju

A Comissão de Agricultura da Câmara aprovou nesta quarta-feira (17) requerimento do deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) pedindo audiência pública para discutir questões relacionadas à produção de castanha de caju no país.

De acordo com a justificativa do documento, a produção de castanha de caju no Brasil necessita de incentivos e investimentos para continuar abastecendo o mercado interno e exportar com qualidade.

Devem ser convidados a participar da reunião autoridades do setor agrícola como o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Ênio Antônio Marques Pereira, e o chefe da Embrapa Agroindústria Tropical Fortaleza (CE), Vitor Hugo de Oliveira, entre outros.

Matos defende a desburocratização dos órgãos que acompanham a produção da castanha no Brasil. “Essa audiência tem como objetivo debater a agilização dos processos de registro, renovação dos pomares, capacitação para os produtores, programas de investimento na formação de parques industriais, regionais e locais de utilização/aproveitamento do pedúnculo do caju como alimentação humana”, ressaltou.

O parlamentar defende ainda que fatores como remuneração da castanha de caju pelas indústrias beneficiadoras devem ser reavaliados para garantir a sobrevivência da produção, como o que ocorre a exemplo de outras commodities como leite, cana de açúcar, frutas, etc.

(Reportagem: Edjalma Borges/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
17 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *