Debate esvaziado


Ausência do BNDES em debate na Câmara é desrespeito com o Congresso, diz Carlos Roberto

O deputado Carlos Roberto (SP) classificou de desrespeitosa a forma como o BNDES trata o Congresso Nacional. “Inacreditavelmente, hoje nenhum representante do banco compareceu ao ciclo de debates que tinha como objetivo tratar das políticas de investimentos da instituição”, reprovou o parlamentar. “Como órgão oficial de financiamento não seria, no mínimo, obrigação do BNDES estar representado neste evento?”, questionou o tucano.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio debateria o tema nesta manhã. O presidente da instituição, Luciano Coutinho, foi convidado para falar sobre o tema, mas não apareceu.

Entre as questões que deveriam ter sido abordadas, estavam as fontes de recursos do banco, a destinação e a distribuição dos recursos, além de critérios para políticas de apoio às micro e pequenas empresas.

A palestra faz parte de um ciclo de debates e tinha como objetivo discutir a forma de atuação do banco, bem como seu desempenho diante dos recentes questionamentos sobre um possível desvio de finalidade. “Desrespeito! Esta palavra define a forma como o BNDES trata o Congresso Nacional. Inacreditavelmente nenhum representante do banco participou desse evento, prejudicando, inclusive, nossa missão de fiscalizar. Exijo uma moção de repúdio ao presidente do BNDES. Isso evidencia que eles não querem ou não têm o que falar”, afirmou o deputado.

Carlos Roberto é autor do convite feito ao presidente do BNDES, Luciano Coutinho, para visitar a comissão e esclarecer aos parlamentares as suspeitas de desvio de finalidade do banco. A data da visita ainda não foi agendada. Também tramita na CDEIC a criação de uma subcomissão, proposta pelo deputado e aprovada, com o objetivo de monitorar o desempenho dos mecanismos oficiais de financiamento ao setor produtivo no Brasil, com destaque para a atuação do BNDES.

(Da redação)

Compartilhe:
17 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *