Tucanos em destaque


Bruno Araújo é o 1º vice na Comissão de Orçamento; Domingos Sávio coordenará bancada do PSDB

A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização elegeu nessa terça-feira (17) sua Mesa Diretora para o ano. O deputado Bruno Araújo (PE), líder do PSDB na Câmara em 2012, foi escolhido para  a 1ª vice-presidência. Vice líder tucano na Casa, Domingos Sávio (MG) será o coordenador da bancada do partido no colegiado.

Nesta posição, o tucano pelo PSDB-MG conduzirá o partido em questões polêmicas, definição de votos e encaminhamento de  acordos com a base do governo. Segundo o deputado, articulações com outros partidos, como o DEM e PPS, que fazem parte do Bloco da Minoria, já estão sendo feitas.

“Se conseguirmos fechar este acordo, teremos um bloco com mais força para negociar, já que como na maioria das comissões da Casa, a base governista está em maior número”, explicou Domingos. 

Ainda de acordo com o parlamentar, a Comissão Mista de Orçamento deve funcionar de forma suprapartidária.

“Pretendemos usar esta comissão em benefício do país. Vamos cuidar para que não só possamos aprovar emendas de maneira justa para todos os estados e municípios, independentemente de partido, mas também para garantir o pagamento dessas verbas”, disse o deputado.

Considerada uma importante comissão do parlamento, a CMO aprecia matérias que tramitam em todo o Congresso Nacional. Esse colegiado é composto por deputados e senadores,  examina e emite parecer sobre o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e demais matérias orçamentárias.

Se tratando de uma comissão fiscalizadora, a CMO tem ainda o dever de acompanhar a execução orçamentária, verificando, assim, obras com indícios de corrupção pelo Tribunal de Contas da União. Além disso, verifica as contas apresentadas anualmente pela presidente da República, os planos e programas nacionais, regionais e setoriais.    

Confira abaixo a composição da Mesa:

Presidente: senador Lobão Filho (PMDB-MA)
1° Vice: deputado Bruno Araújo (PSDB-PE)
2° Vice: senador Francisco Dornelles (PP-RJ)
3° Vice: deputado Guilherme Campos (PSD-SP)
Relator: deputado Miguel Corrêa (PT-MG) 

(Da assessoria do deputado Domingos Sávio, com alterações)

Compartilhe:
17 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *