Setor produtivo


Comissão de Agricultura vai definir propostas para incrementar a produção da mandioca

Depois de concluir que não existe uma política nacional de governo para melhorar o setor produtivo da mandioca, representantes da área ficaram de escolher dez propostas para incrementar a cultura do tubérculo. Interessados no tema se reuniram nesta terça-feira (16) em audiência pública da Comissão de Agricultura da Câmara.

Para o deputado Alexandre Toledo (AL), que sugeriu o debate, ficou clara a preocupação dos órgãos de governo e de produção com a fragilidade da comercialização da mandioca no Brasil.

Play

O tucano informa que a comissão ficou responsável por levar ao governo federal os principais pontos elencados pela Câmara Setorial para que sejam adotadas medidas  urgentes na tentativa de recuperar a produção. “Acreditamos muito que essa audiência traga frutos. Saímos com a conclusão de trazer em torno de 10 propostas urgentes, possíveis de serem trabalhadas para que a Comissão de Agricultura encaminhe aos órgãos competentes”, afirmou.

Toledo disse que o próprio governo admitiu as falhas e a falta de incentivo para ampliar e melhorar a produção. “A pesquisa da mandioca precisa ser trabalhada”, comentou.

O maior estado produtor de mandioca no Brasil é o Pará, seguido do Paraná e Bahia. Em 2012 houve uma queda na produção de 30%. A receita anual da mandioca e derivados chega a R$ 7,1 bilhões e gera cerca de 1 milhão de empregos.

Com a escassez do produto, a tonelada da mandioca chega custar R$ 600. O IBGE estima que a área destinada para o plantio da raiz no Brasil este ano chegue a 2 milhões e 300 mil hectares. No mundo, a produção da mandioca chega a 283 milhões de toneladas.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
16 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *