Espionagem


 

Comissão mista discute ação da Abin no monitoramento de portuários

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, José Elito Siqueira, é o convidado para uma audiência pública nesta quarta-feira (17) sobre denúncias de monitoramento de trabalhadores contrários à Medida Provisória dos Portos (MP 595/12), em especial no Porto de Suape, em Pernambuco. O monitoramento estaria sendo feito por meio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O líder da Minoria, deputado Nilson Leitão (MT), um dos autores do requerimento para a vinda do general, explica o que pretende ouvir esclarecimentos sobre o fato. “Daqui a pouco, todo cidadão brasileiro que levantar a mão contrária ou que não concordar com qualquer coisa do governo estará sendo monitorado. Isso aí não é nada bom para a democracia", alertou, ao destacar a necessidade de explicações. O líder do partido na Câmara, Carlos Sampaio (SP), também é autor da proposta.

Na semana passada, uma comissão de parlamentares de diferentes partidos esteve no Palácio do Planalto para uma conversa sobre o assunto com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional. O tucano Vanderlei Macris (SP) ficou instatisfeito com as explicações dadas na sede do Poder Executivo. 

A audiência pública para ouvir o ministro-chefe do GSI, general José Elito Siqueira, sobre denúncias de monitoramento a portuários será feita em conjunto com várias comissões, incluindo a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso. A reunião será realizada no Plenário 7 da Ala Senador Alexandre Costa, do Senado Federal, às 15h.

(Da redação/ Foto: Porto de Santos – divulgação)

 

Compartilhe:
16 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *