Colapso iminente


Presidida por Izalci, frente parlamentar discute falta de especialistas em C&T no Brasil

A Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia (C&T), Pesquisa e Inovação promove debate, nesta terça-feira (16), sobre a falta de especialistas em C&T no País. O debate contará com a participação do Fórum de Ciência e Tecnologia, que representa 25 entidades públicas e privadas do setor. O evento ocorrerá no Plenário 13, a partir das 10h. Segundo o presidente da Frente, deputado Izalci (DF), é iminente o colapso das instituições públicas da área pela falta de pessoal especializado. “Salários baixos têm afugentado especialistas e os quadros não têm sido recompostos”, alertou.

O parlamentar ressalta que, nos últimos anos, instituições como o Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN/CNEN), Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto de Pesquisas Nucleares (IPEN), bem como o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) tiveram seu pessoal reduzido para menos da metade.

De acordo com o deputado, no IPEN o caso é dramático. Em 1993, o Instituto tinha 1,2 mil servidores, mas atualmente só conta com 951, dos quais 364 já cumpriram o tempo regulamentar de aposentadoria, mas continuam na ativa, devido ao abono permanência, uma espécie de gratificação, que recebem mensalmente. Isto significa 38% do pessoal do Instituto. Em 2015, este percentual subirá para 45% e em 2020 para 66%.

Foram convidados para debater o tema com os deputados: o secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério da Ciência e Tecnologia, Álvaro Prata; o reitor da Universidade de Brasília, Ivan Marques de Toledo Camargo; o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães; o secretário nacional de Ensino Superior, do Ministério da Educação, Paulo Speller; – e o representante da secretária executiva do Fórum Nacional das Entidades Representativas da Carreira de Ciência e Tecnologia, engenheiro Ivanil Elisário Barbosa.

(Da Agência Câmara/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
15 abril, 2013 Sem categoria Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *