Cidadania


 

 

Aprovado parecer de Kaefer a projeto que beneficia lazer de crianças com deficiência

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou, por unanimidade, relatório do deputado Alfredo Kaefer (PR) ao Projeto de Lei nº. 3750/2008. A proposta estabelece que, além dos equipamentos estabelecidos na lei,  playgrounds, praças, parques e jardins públicos devem ter, quando for o caso, brinquedos adaptados para atender crianças com deficiência visual, como jogos de tabuleiro e baralhos táteis.

A Constituição estabelece o lazer como direito social. Contudo, a maioria dos brinquedos instalados nos parques e áreas de lazer no Brasil foi desenvolvida para pessoas que não apresentam deficiências físicas, motoras ou sensoriais e, portanto, não oferecem reais possibilidades de uso a crianças com necessidades especiais.

O acesso a este tipo de entretenimento constitui-se em ato de maior importância, não apenas por retratar o direito que as crianças deficientes têm de usufruir destes espaços, mas também porque através das brincadeiras, as crianças iniciam o processo de auto-conhecimento, vivenciam e passam a interagir com o mundo, disse Kaefer.

“Penso que a instalação de brinquedos adaptados em parques e áreas de lazer permite que as crianças com deficiência, em geral mais retraídas devido às suas limitações, sejam motoras ou sensoriais, desfrutem do prazer de brincar com liberdade, em perfeita harmonia com as outras crianças. O ato de brincar possui um efeito biológico e psíquico estimulante, contribuindo positivamente para o crescimento pessoal”, afirmou o parlamentar.

(Da assessoria, com alterações/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
15 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *