Bisbilhotagem


Monitoramento de portuários e sindicalistas: Macris vai ao GSI ouvir ministro José Elito Siqueira

Uma comissão de parlamentares da Câmara vai nesta quinta-feira (11), ao meio-dia, ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. A comissão buscará informações com o ministro-chefe do GSI, José Elito Siqueira, sobre as notícias divulgadas pela imprensa de que a Agência Brasileira de Informação (Abin) instalou operação para monitorar no Porto de Suape, em Pernambuco, os sindicalistas ligados à Força Sindical. O encontro será no Palácio do Planalto.

A comissão foi formada após acordo do deputado Vanderlei Macris (SP), na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle com líderes da base do governo que não queriam que o deputado tivesse seu requerimento aprovado para convocar o ministro-chefe do GSI. “Foi feito um acordo para irmos ao GSI ouvir o general José Elito. Não estamos acusando, mas queremos explicações. Caso os esclarecimentos não convençam, reapresentarei o requerimento e o general precisará se explicar na Câmara”, informou Macris.

De acordo com o deputado tucano, a negativa do ministro-chefe dada na imprensa de que houve a operação e, dias depois, a reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" ter obtido o documento que confirma o comando da Abin para monitorar portuários e sindicatos contrários à Medida Provisória 595 – MP dos Portos, criou uma crise séria para o Planalto. Segundo Macris, o monitoramento é político, já que a ordem para a investigação foi feita após o presidente da Força Sindical, deputado Paulinho da Força (PDT-SP), ter se reunido com portuários e com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O governador é contrário a MP e é possível candidato à presidência da República em 2014.

“Temos a informação de que o ministro Gilberto Carvalho tinha conhecimento da operação, tanto que declarou que a medida foi necessária por questões econômicas. Políticas ou econômicas, também queremos respostas sobre isto”, destacou Vanderlei Macris.

Ontem a Comissão Mista de Controle de Atividades de Inteligência aprovou requerimento dos líderes do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), e da Minoria, Nilson Leitão (MT), que convida José Elito Carvalho Siqueira para vir ao Congresso e prestar esclarecimentos sobre a mobilização da Abin para monitorar portuários e sindicatos contrários à MP dos Portos. 

(Da assessoria do deputado, com alterações/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
11 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *