Suspensão de contratos


Ministro da Pesca é convidado a esclarecer importação de camarão prejudicial à produção nacional

A pedido do deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, e o presidente do Banco do Nordeste foram convidados para audiência pública da Comissão de Agricultura. Segundo requerimento do tucano aprovado nesta quarta-feira (10), as autoridades deverão esclarecer as diretrizes de financiamento à carcinicultura em que o banco suspendeu a contratação de novas operações de custeio ou de investimento na atividade desde janeiro, em decorrência da importação de camarão selvagem da Argentina.

Gomes de Matos afirma que só em 2011, a carcinicultura no Brasil faturou R$ 1 bilhão, gerou 70 mil empregos, promovendo, inclusão social no meio rural. “Na contramão da tendência e do incentivo 

dispensado em termos mundiais para o aumento da produção de pescado, via aquicultura, única forma de manter a oferta atual de pescado, governo brasileiro vem priorizando as importações de um produto que deveria ser líder mundial de sua produção”, critica o tucano.

O parlamentar ressalta que a liberação das importações de camarão pelo Brasil, além dos riscos de enfermidades à cadeia produtiva nacional, é temerária para a biodiversidade brasileira de crustáceos. Segundo ele, a questão também  impacta a economia das regiões Norte, Nordeste e Sul, onde a pesca extrativa de camarão, lagosta e a carcinicultura são importantes ferramentas de inclusão social e de geração de empregos, renda e oportunidades de negócios para pescadores, trabalhadores rurais, armadores de pesca e carcinicultores.

Com a audiência pública, o deputado espera que sejam esclarecidos o porquê do incentivo à importação em detrimento da produção nacional. Foram convidados ainda o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão, Itamar de Paiva Rocha, o presidente da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra, Livino Sales, e os professores Thales de Andrade, PhD da Universidade Estadual do Maranhão, e Hiran Costa da Universidade Federal do Ceará. 

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

 

Compartilhe:
10 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *