Investigação


João Campos apresenta requerimento para a criação da CPI do Aborto

Presidente da Frente Parlamentar Evangélica, o deputado João Campos (GO) apresentou nesta quarta-feira (10) requerimento que pede a criação da CPI do Aborto. O objetivo principal é investigar as clínicas médicas que fazem o aborto clandestino e checar a dimensão deste crime.

O tucano disse que a frente está preparada para debater e não permitir que a legalização do aborto seja aprovada na reforma do Código Penal. Ainda segundo ele, outra prioridade do grupo é aprovar o estatuto do nascituro e combater essa prática ilegal em todo país. “A realização dessa CPI não é para investigar a mulher que abortou. Ela precisa de apoio. A comissão de inquérito é para investigar profissionais de medicina e de enfermagem que ganham dinheiro às escondidas para praticar o crime do aborto. E investigar também o comércio de produtos abortivos, inclusive remédios e drogas", destacou.

Play

Campos disse ainda que a colegiado coordenado por ele tem o compromisso de defesa da vida desde a concepção. “Nossa agenda não é a da morte. E esse é um compromisso que nós temos. A reforma do Código Penal está propondo ampliar a hipótese de legalização do aborto no país com o propósito de criar a cultura da morte. Além disso, o Conselho Federal de Medicina deliberou no sentido de defender junto à reforma penal também a possibilidade do aborto até a terceira semana. O nosso compromisso é diferente", protestou.

O parlamentar conseguiu cerca de 200 assinaturas favoráveis à criação da CPI do Aborto. Regimentalmente são necessárias 171 para um colegiado dessa natureza. O parlamentar disse que agora irá conversar com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e verificar quando a comissão deverá ser instalada. O prazo para funcionamento será de 120 dias de funcionamento, prorrogáveis por até 60 dias. A comissão será formada por 23 deputados titulares e 23 suplentes. 

Leia AQUI a íntegra do requerimento

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
10 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *