Mecanismo de financiamento


Carlos Roberto presidirá subcomissão criada para monitorar atuação de agentes financeiros

O deputado Carlos Roberto (SP) presidirá a subcomissão especial criada na Câmara Federal com o objetivo de monitorar o desempenho dos mecanismos oficiais de financiamento ao setor produtivo no Brasil, com destaque para a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. O tucano é autor do requerimento que pediu a instalação do colegiado, aprovado nesta quarta-feira (3) na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara.

A subcomissão terá como principal missão apurar as recorrentes controvérsias sobre a eficácia da atuação do BNDES diante do quadro de estagnação da indústria de transformação e o baixo nível de formação bruta de capital fixo na economia brasileira.

Play

“Foi uma grande vitória. A subcomissão terá muito trabalho pela frente. Vamos ouvir, por meio de audiências públicas e reuniões, os diversos agentes públicos e privados mais diretamente interessados na matéria para buscar a real situação dos setores e propor soluções eficientes para quem busca crédito”, comentou o deputado.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico aguarda a data da visita do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, à Câmara, para esclarecer as dúvidas dos parlamentares diante dos sinais de desvio de finalidade do banco. “É importante não só a vinda dele à Casa, mas a criação desse colegiado específico para acompanhar a questão, pois se trata de algo importante do ponto de vista econômico, mas que acima disso refere-se ao desenvolvimento social e a empregabilidade no país”, disse.

Carlos Roberto acredita que o BNDES tem deixado de cumprir seu papel de facilitar o desenvolvimento social por meio de financiamentos como acontece com os caminhoneiros, para os quais a instituição estabeleceu uma linha de crédito para aquisição dos veículos, mas não estendeu a mesma para nenhum tipo de equipamento. “Vamos sugerir algo que possa contribuir e agregar valor a esses investimentos que são tão necessários a nossa atividade produtiva”, afirma.

(Djan Moreno com informações da assessoria do deputado/ Foto: Divulgação/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
3 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *