Fauna silvestre


Lista PET: Tripoli reafirma posição contrária ao comércio de animais silvestres

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pretende autorizar a criação e  comercialização de espécies da fauna silvestre brasileira como animais de estimação. A proposta, mais conhecida como Lista PET, fomenta o tráfico, compromete a biodiversidade, traz riscos à saúde e pode dizimar espécies e o ecossistema.

Indignados com essa possibilidade, o deputado Ricardo Tripoli (SP) e o Movimento de Defesa Animal no país manifestaram indignação com o afrouxamento da atual legislação. Ambos defendem a Lista Zero e trabalham para que nenhum animal silvestre integre a lista para ser criado e comercializado como animal de estimação no Brasil.

Na tarde desta quarta-feira, em Brasília, Tripoli esteve novamente na sede do Ibama onde foi recebido pelo presidente do órgão, Volney Zanardi. Na oportunidade, o Coordenador de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional protocolou ofício manifestando contrariedade à iniciativa.

No documento, o parlamentar paulista – endossado por diversas entidades de defesa animal – argumenta que a criação amadora de aves silvestres já é regulamentada pelo Ibama. “A criação comercial não supre a demanda de destinação de animais silvestres resgatados do comércio ilegal ou expulsos de seu ambiente pela supressão dos habitats. Muito pelo contrário, faz é aumentá-la”, justificou Tripoli.

O deputado também avalia que a possibilidade de criar animais silvestres como animais de estimação alimenta o mercado consumidor e incentiva o tráfico de animais, que vem crescendo no país. “Essa situação, somada às penas brandas, à impunidade e ao desejo de possuir esses animais acaba por ser responsável pela retirada de milhões de animais da natureza brasileira”, apontou. “Este é um grave problema de bem estar animal, uma ameaça à saúde humana e um sério risco para a conservação ambiental”, finalizou.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
3 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *