Construções precárias


Ministra do Planejamento terá que explicar defeitos em obras do PAC recém-concluídas

A pedido do deputado Vanderlei Macris (SP), a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, terá que esclarecer defeitos graves em obras de rodovias federais recém-concluídas constantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conforme apontou recente auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). Requerimento do tucano de convite à ministra foi aprovado nesta quarta-feira (3) pela Comissão de Viação e Transporte, que deverá realizar audiência pública em conjunto com a Comissão de Fiscalização Financeira.

Os técnicos do TCU percorreram quase mil quilômetros analisando a qualidade de serviços recém-concluídos em oito estados do país. Em dez dos 11 trechos, foram encontrados problemas como afundamentos, trincas e desgaste exagerado de pista, como mostrou reportagem exibida pelo “Bom Dia Brasil”, da TV Globo. Para o tribunal, os defeitos apareceram muito cedo: em média, sete meses depois da conclusão das obras. Em um trecho da BR-230, no Maranhão, as falhas surgiram um mês depois que os serviços foram feitos.

Play

As obras fiscalizadas pelo TCU custaram R$ 740 milhões aos cofres públicos. Segundo estimativa do tribunal, será preciso gastar mais R$ 159 milhões só para consertar os defeitos. O órgão deu 90 dias para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) definir critérios mínimos de qualidade para a entrega dos serviços.

De acordo com o deputado, as falhas nas obras põem em risco a segurança de passageiros e motoristas nas estradas, razão suficiente para que providências urgentes sejam adotadas. Além disso, o parlamentar afirma que o descaso com as rodovias gera entrave na infraestrutura nacional, capaz de prejudicar o desenvolvimento do país e comprometer a distribuição da produção agrícola.

“As falhas e as dúvidas que existem nessa área são constantes. É importante que a ministra, responsável pelo programa, venha explicar à comissão o porquê de tantos problemas”, defendeu Macris.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

 

Compartilhe:
3 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *