Caso nebuloso


Aprovado convite de César Colnago para ministro explicar transferência de estaleiro do Espírito Santo

A Comissão de Viação e Transporte da Câmara aprovou nesta quarta-feira (3) requerimento do deputado César Colnago (ES) para que o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, preste esclarecimentos sobre a transferência do estaleiro Jurong Aracruz (EJA) de Barra do Sahy, no litoral norte do Espírito Santo, para o Porto do Açu, em São João da Barra, no Rio de Janeiro. Segundo o tucano, a mudança do local de instalação do empreendimento prejudicará seu estado.

De acordo com reportagem publicada pela revista “Época”, Pimentel estaria atuando para convencer a empresa estrangeira responsável pela obra a transferir o investimento de R$ 500 milhões do Espírito Santo para um empreendimento do empresário Eike Batista, no Rio de Janeiro, que enfrenta problemas também com o Ministério Público Federal. O MPF questiona o porto na Justiça. Segundo procuradores, Eike recebeu do governo do estado, indevidamente, um terreno de utilidade pública para realizar a obra – e o terreno não poderia usado para fins comerciais.

“Esse caso é muito estranho e nebuloso. Precisamos de explicação, pois o desenvolvimento é para o país, onde o empreendimento for instalado isso vai acontecer, mas nesse caso, trata-se de uma empresa instalada no Espírito Santo. Não pode tirar um empreendimento de lá que a própria empresa quis instalar no local”, destacou Colnago. “Quero a garantia do ministro de que esse estaleiro não sairá do estado”, completou.

Para Colnago, a atitude do ministro de usar o embaixador brasileiro em Cingapura, Luís Fernando Serra, para conseguir um encontro com executivos da SembCorp Marine é inadmissível. A empresa de Cingapura é a responsável pela obra em solo capixaba e teria sida pressionada pelo ministro para transferir o empreendimento para o porto de propriedade de Eike Batista.

A audiência deverá ser realizada em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento Econômico. Nos próximos dias, a comissão de Viação e Transporte deve votar convite ao empresário para esclarecer o assunto.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
3 abril, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *