Recursos hídricos


Gomes de Matos apresenta proposta de reestruturação do DNOCS 

O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) apresentou nesta quarta-feira (27) uma pré-proposta de reestruturação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) em reunião com o Secretário Executivo do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Navarro Garcia, e a direção do DNOCS. O governo federal quer extinguir o DNOCS, incorporá-lo à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf) ou criar um órgão para administrar os recursos hídricos.

A preocupação do tucano é que o prazo de reestruturação do departamento expira em 31 de agosto deste ano. “Precisamos saber com clareza qual a intenção da presidente Dilma para a missão do próximo DNOCS. Na realidade, o órgão precisa ser revitalizado para manter a convivência nos perímetros irrigados no semiárido brasileiro”, observou.

Play

Gomes de Matos disse que o órgão anda capenga e a situação provoca prejuízos para os moradores da região Nordeste. “Isso gera um impacto negativo na política do desenvolvimento regional. Precisamos ter clareza sobre a função do DNOCS porque os prejuízos serão enormes se essa proposta do governo federal for adiante”, afirmou.

O deputado ressaltou que o Congresso não pode aceitar que o governo empurre goela abaixo qualquer medida que prejudique a população. Segundo ele, os parlamentares precisam reagir. “A bancada nordestina precisa fazer uma grande mobilização e integrar as outras bancadas nas necessidades que temos de fortalecer esses órgãos regionais”, completou.

O parlamentar disse que a bancada nordestina exige do governo que pelo menos um deputado de cada estado integre o comitê sobre o DNOCS. Segundo o tucano, a situação está insustentável, já que o departamento conta apenas com seis engenheiros e não tem geólogo, agrônomo ou especialista em psicultura. Ela também lamenta a falta da aplicação de recursos previstos no orçamento para o departamento.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
27 março, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *