Despesa abusiva


Proposta de Márcio Bittar garante estacionamento grátis em centros comerciais

De acordo com projeto de lei (5130/2013) do deputado Márcio Bittar (AC), clientes de shoppings centers, centros comerciais, supermercados, hipermercados, rodoviárias, aeroportos e hospitais poderão ficar livres da cobrança de estacionamento.

Se aprovado, o benefício valerá para o período máximo de três horas de estacionamento. Passado esse período, passa a vigorar a tabela de preços praticada normalmente pelo estabelecimento.

Pela proposta de Bittar, a gratuidade terá validade na seguinte forma: em shoppings, centros comerciais e supermercados o cliente será liberado do pagamento mediante a apresentação de nota fiscal comprovando despesa realizada no local naquela data de estacionamento. Já em rodoviárias e aeroportos, a compensação ser dará por meio da apresentação do cartão de embarque ou desembarque. Em hospitais e assemelhados, a isenção será efetivada assim que o usuário comprovar ter feito consulta, exame ou visita a enfermo.

Segundo Bittar, há uma compreensão generalizada. “Esse tipo de cobrança prejudica particularmente o cidadão, que já tendo consumido nos estabelecimentos citados, ainda tem que arcar com a despesa, a nosso ver, abusiva, pelo estacionamento”, afirma Márcio Bittar.

Ao justificar o projeto, o tucano lembrou que alguns estados da federação já trabalharam na criação de leis semelhantes. Entretanto, as tentativas têm sido barradas nos tribunais de justiça estaduais. Conforme o artigo 22, inciso I da Constituição, a competência para legislar é federal. “Dessa forma, em face do caráter social de que se reveste a presente proposta é que tanto, contamos com o apoio dos nobres pares para a aprovação deste Projeto de Lei”, defendeu o deputado.

(Reportagem: Edjalma Borges/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
26 março, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *